A dança como método de educação interdisciplinar



FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO DO PARANÁ-UCP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

AMANDA DE PAULA ZIMMER

ESTELA MARIS ROTHER ROCHA

A DANÇA COMO MÉTODO DE EDUCAÇÃO

INTERDISCIPLINAR

PITANGA

2011

AMANDA DE PAULA ZIMMER

ESTELA MARIS ROTHER ROCHA

A DANÇA COMO MÉTODO DE EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Projeto de Pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito de avaliação à conclusão do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP de Pitanga, PR.

Profª Orientadora: Vânia Rosczinieski Brondani.

RESUMO 

A dança é uma atividade que envolve diversos aspectos de aprendizagem, com ela é possível desenvolver de forma integral o cognitivo, o social e o afetivo mostrando um melhor desempenho após a sua aprendizagem e prática. O presente artigo tem o intuito de investigar como a dança enquanto método de educação interdisciplinar,contribui para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e moral de forma integral dos alunos, para isso foi feito um estudo descritivo, realizado por coleta de dados por meio de dois questionários, testes motores, de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora global questionários  semi estruturados e notas bimestrais de boletins, aplicado em um colégio estadual do município de Ivaiporã, PR. Depois da realização destes teste foi realizado um projeto de dança com estes alunos e feita uma nova coleta de dados para a análise dos resultados. As pesquisadoras se motivaram pelo tema porque observaram a falta de material voltado a esta área e também notaram falta de motivação nas escolas, pois a dança não faz parte da grade curricular, se tornando um produto e não um processo como deveria ser então com o intuito de obter um material voltado á dança enquanto método de educação interdisciplinar, foi realizada a pesquisa.Concluímos de acordo com os resultados, que a maioria dos participantes do projeto apresentou melhoras em aspectos motores como flexibilidade, equilíbrio e coordenação e também que mesmo os alunos que evadiram do projeto tiveram uma melhora considerável em suas médias de notas bimestrais após a intervenção com dança. Portanto visa-se a importância da pratica da dança na escola como método de educação interdisciplinar. 

Palavras-Chaves: Dança, Escola, Educação, Interdisciplinar, Método.

Download do artigo
Autor: Amanda De Paula Zimmer


Artigos Relacionados


Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

“e Por Que NÃo Repensar Novos Temas E SistematizÁ-los Na Cultura Corporal De Movimento?“

Encantadora

Crime De Amor...

Disfarce

Abandono

Educação Física: Coordenação Motora Através Da Ludicidade