Composto de marketing - promoção
Armstrong (2007) acredita este composto pode ser definido como mix de promoção, que constitui na combinação de cinco elementos: propaganda, que significa qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, bens ou serviços com um patrocinador identificado; promoção de vendas: que nada mais é do que incentivos de curto prazo para estimular a compra; relações públicas: desenvolvimento de boas relações com diversos públicos da organização, a fim de aplicar publicidade favorável a sua imagem perante esses públicos; venda pessoal: que é a apresentação pessoal feita pela força de vendas da empresa com o propósito de realizar vendas e desenvolver relacionamentos com os clientes; marketing direto: contatos diretos com consumidores individuais por meio de ferramentas de abordagens, como TV, telefone e mala direta.
Para Rocha (1999, p.149):
“o composto promocional é, portanto, o conjunto dos instrumentos de marketing voltados para informar o cliente atual ou potencial sobre ofertas da empresa, motivá-lo a considerar essas como alternativas de compra e persuadi-lo a adquirir os produtos ou serviços da empresa como melhor alternativa para a realização de seus desejos ou o atendimento de suas necessidades” (ROCHA, 1999 p.149).
Segundo Casas (2006) a promoção é também conhecida como comunicação. Para o autor o processo de comunicação envolve três elementos básicos: comunicador, mensagem e receptor. O comunicador pode-se entender como a empresa, a mensagem é a propaganda, e o receptor é o cliente. Quão mais clara e precisa for essa mensagem, maior facilidade a comunicação terá em não conter ruídos, ou seja, distorções.
Para Peter (2000, p.446) a comunicação de marketing tem a função de “fornecer informações para o consumidor sobre o que é o produto, como ele agrega valor e onde ele deve ser encontrado, constituindo a sua meta”. Em suma, a promoção deve ser clara de maneira que esclareça as dúvidas dos consumidores referentes ao produto ou serviço. No entanto, a promoção é utilizada como uma ferramenta competitiva de venda.
Kotler e Keller (2006, p.532) reforça o pensamento de Rocha (1999) ao comentar em sua obra que a comunicação de marketing “é o meio pelo qual as empresas buscam informar e lembrar os consumidores, de forma direta ou indireta sobre os produtos e marcas que comercializam”. Desta forma, pode-se entender que de certa forma a comunicação é a voz da empresa.
REFERÊNCIAS
ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p.
CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.
PETER, J. P. JR, G. A. C., Marketing, Criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 626 p.
ROCHA, A. CHRISTENSEN, C., Marketing, Teoria e prática no Brasil. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. 284p.
Autor: Ricardo Da Silva Garcia
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