Composto de marketing - preço



Segundo Casas (2007, p.104) “os preços são determinados para cobrir custos operacionais e também proporcionar lucro, além de afetar as expectativas dos clientes”. Ainda para o autor, os serviços criam uma expectativa de qualidade acentuada e os clientes apresentam-se mais exigentes comparados ao produto. Armstrong (2007) afirma que o preço é a quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço. Em outra definição, o autor acredita que o preço é a soma de todos os valores que os consumidores pegam por seus produtos ou serviços.

Para Peter (2000) preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada pelo cliente/consumidor para adquirir o produto ou serviço.  Após a apresentação do conceito de preço na visão de alguns autores, nota-se nas definições que o preço deve ser alinhado ao composto produto. Muitas organizações, por vezes posicionam bem o seu produto, mais aplicam preços que não condizem ao que foi apresentado pelo produto. Em suma, ocorre uma discrepância ou hiato entre o alinhamento produto e preço.

Casas (2006, p.188) acredita que o preço ajuda a dar valor ao produto, além de representar uma troca pelo esforço feito pela empresa com a aplicação dos recursos provenientes. Kotler e Keller (2006) mencionam que o preço funciona como o principal determinante na escolha dos compradores. Sendo ele ainda como um dos elementos fundamentais na determinação da participação mercado e da lucratividade das empresas

 Por fim, Casas (2006) acredita que para os mercadológicos a definição do preço é muito importante, uma vez podem representar o retorno do investimento e assegurar ou não a sustentabilidade da empresa. O autor reforça a ideia de Kotler e Keller (2006) ao inferir que a boa determinação de preços leva a empresa a seu desenvolvimento ou pode ser fator facilitador de sua falência.

REFERÊNCIAS

ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p.

CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

KOTLER, P. KELLER, K. L., Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p.

PETER, J. P. JR, G. A. C., Marketing, Criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 626 p.

 


Autor: Ricardo Da Silva Garcia


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