Kung Fu – Todos Podem Aprender?



A arte marcial chinesa conhecida mundialmente como Kung Fu, chegou ao Brasil com os imigrantes chineses na década de (1950 -1960). De lá para cá, passou por vários períodos relativo ao seu crecimento. O que mais conta nestas etapas expansivas são os variados perfis de adéptos que frequentaram ou frequentam as academias personalizadas para este tipo de arte marcial.

 

De início a sua manifestação foi muito tímida, porque até la, o Brasil nunca havia ouvido falar nesta forma marcial chinesa tão bela de defesa e ataque. Mas como á “lei da visão e audição” não permite que as coisas vivam totalmente as sombras, apareceu um jovem americano, filho de chineses, ator e praticante de Kung Fu chamado “Bruce Lee” que através de seus filmes, revolucionou o Kung Fu no mundo todo. Bruce Lee foi o maior ícone do Kung Fu de todos os tempos. Podemos dizer que o Kung Fu no Ocidente viveu duas épocas. Antes e após Bruce Lee.

 

No Brasil, com a chegada desses filmes seguimentados, explodiu a febre pelo Kung Fu, já que as poucas academias que existiam na época quase que não comportavam á quantidade de praticantes embebecidos pela Arte, que de alguma forma haviam visto nos filmes.

Com isso tudo, as  escolas “academias” foram formando alunos á nível de instrutores, professores e mestres, porque até então, os mestres que existiam no Brasil eram todos imigrantes chineses.

 

Atualmente existem milhares de escolas de Kung Fu espalhadas pelo Brasil. Isto ocorre devido á grande procura por esta modalidade de Arte Marcial, famosa pela defesa pessoal e pela sua filosofia educativa, envolvendo disciplina e bons costumes sociais.

O Kung Fu é uma arte marcial de inclusão. È muito comum pessoas de idade em torno de 60 ou 70 anos, praticando em meio aos jovens e crianças. Isto podemos chamar de participação social! Eu mesmo tenho em minha escola, alunos com mais de 60 anos, participando normalmente das aulas do dia a dia. È claro! De acordo com a capacidade física, idade e sexo. Já que a nova ordem é mexa-se, eles estão encontrando no Kung Fu, uma boa atividade física, e também á oportunidade de convívio em grupo com pessoas diferentes, já que antes viviam somente a monotomia do círculo familiar.

 

Um dia desses o pai de um de meus alunos me disse em particular, que seu filho melhorou muito após ter começado no Kung Fu. Me disse também que era um garoto de certa forma problemático, estava com dificuldade na escola, era indisciplinado, preguiçoso e grosseiro em casa.Após dois anos em minha academia, a melhora foi estrondosa, e apesar de ter apenas 16 anos, se tornou um garoto responsável e ponderado nas atitudes, superando as más notas escolar e melhorando muito a convivência com os amigos e familiares.

 

A verdade é que jovens e crianças, gostam de alguma forma de se movimentar em grupo, e encontram no Kung Fu aquilo que tanto procuram. Talvez pelo fato das academias de “malhação” ser quase sempre fundamentadas na musculação, onde a maioria dos frequentadores são pessoas não jovens, e não tão adéptas as modalidades aeróbicas.

Os jovens em geral, costumam ter gosto por competições e atividades praticadas em grupos, e no Kung Fu eles encontram aquilo que tanto procuram, que são as competitividades, dentro da academia ou nos campeonatos. Nas aulas de Kung Fu eles fazem parte do relacionamento social, das boas amizadas, do espírito de atletismo, e tem aquela adrenalina que tanto gostam.

 

A importancia de se aprender Kung Fu não está somente na defesa pessoal ou esporte, mas também nos benefícios proporcionado pela Arte. No Kung Fu as pessoas aprendem á conviver em grupos, dividinho e assumindo responsabilidades. E tudo isso dentro da normalidade da arte, sem rancor ou desconforto, aprendendo espírito de liderança, que se faz tão importante no mundo atual.

Mas além dos benefícios sociais, temos também o fortalecimento da saúde no geral.

 

Em resumo: Kung Fu forma uma pessoa de atitude diferenciada em relação as outras pessoas. Tanto na parte física, na parte psicológica e também no comportamento social. Na realidade o Kung Fu deixa as pessoas melhor em todos os sentidos.

Além de seus princípios filosóficos, o Kung Fu desenvolve nas pessoas as melhores habilidades motoras, melhora muito a auto-confiança, e adquire atitudes positivas diante da vida, formando e reformulando atitudes e hábitos. Um dos fatores importantes durante as aulas de Kung Fu é que cria-se um clima de cordialidade, confiança e cooperação.

 

È por esta razão, que cada vez mais as pessoas procuram esta arte marcial chamada de Kung Fu.

 

Artigo escrito por mestre Walter Guerreiro.

 

    www.institutogato.com.br
Autor: Walter Guerreiro


Artigos Relacionados


Deixem O Caê Falar!

Garça Branca

IntocÁvel

Os Vômitos

Adeus

Sonho (poesias)

Pantanal De Mato Grosso