Liderança! Aprenda a ser um verdadeiro líder!



Primeira regra de um verdadeiro líder!                                        Quer ser um líder de verdade! Siga está regra!                                   Se conselho ajuda! O exemplo impulsiona!                                                Só pregue aquilo que realmente você faz no seu dia-a-dia!

 Segunda regra de um verdadeiro líder!                                                         O conceito liderança atualmente é muito mais que gerenciar pessoas, consiste em assumir várias responsabilidades dentro da organização, proporcionando aos colaboradores: aprendizado, trabalho em equipe, a construção de bons relacionamentos tanto com clientes quanto com os colaboradores.

Terceira regra de um verdadeiro líder! 
Antes de liderar aprenda a servir! 
Faça uma analogia com garçom! Isto mesmo aprenda com um garçom, a servir bem, para depois liderar com sabedoria!

Quarta regra de um verdadeiro líder! 
Só cobre com veemência aquilo que tem conhecimento empírico ou técnico/acadêmico para desenvolver. Em muitos casos o conhecimento empírico vale mais que o conhecimento acadêmico, então cuidado para não achar que seu diploma lhe da "asas para voar"! Evidente que estudar faz parte da vida de um líder, mas para ser um verdadeiro líder terá que somar as duas coisas os conhecimentos empíricos (Baseado no conhecimento de vida) e o acadêmico!

Quinta regra de um verdadeiro líder! 
Liderança trata de um conjunto bem mais complexo de atitudes e habilidades. É possível preparar as pessoas para desenvolver todo e qualquer potencial de liderança. Somente um líder consegue formar outro líder ao longo do tempo!! Então um verdadeiro líder não tem medo de ter discípulos. Quando se preocupamos em formar lideres temos uma equipe vencedora!

Sexta regra e um verdadeiro líder! 
Liderar não ter grandes personalidades, atacantes perfeitos, pessoas fantásticas ao seu lado! Liderar é saber conviver com todo tipo de personalidade, entender e administrar conflitos, egocentrismo, estrelismos e etc. Faça uma analogia com um time de futebol, imagine um time somente com Neymar, onze Neymares em campo jogando no mesmo time. Será um fracasso não se ganha jogo só com atacante, temos que ter infra-estrutura, goleiro, zagueiro, lateral, meio campista e atacante e um ótimo técnico. Trazendo isto para o meio empresarial, infra-estrutura tem que dar condição de trabalho para nossos colaboradores, e temos que ter as pessoas certas em cada posição (departamento) para o resultado final ser com excelência, até no mesmo departamento podemos ter pessoas com potenciais diferentes e/ou características que um completa o outro, quando ao técnico este é o líder!!

 Sétima regra de um verdadeiro líder!                                   Quando menos um líder aparecer maior é o seu valor! Evidente que um líder deve fazer intervenções no dia-a-dia da sua equipe até menos como base para treinamento, cobrança e acompanhamento. Entretanto quando mais despercebido passar melhor deste que os resultados estejam sendo positivo. Porque digo isto, se tudo vai bem, se os resultados são satisfatórios, se os insumos e recursos estão sendo utilizados de forma eficiente, significa dizer que tua equipe é bem administrada e treinada!

Oitava regra de um verdadeiro líder! 
Deixe o egocentrismo em casa alis em lugar nenhum! Méritos e deméritos tem que serem atribuídos para a equipe! Se tudo vai bem deixe claro que os méritos são de todos, se as coisas não vão bem não culpe uma pessoa ou um departamento a falha é de todos começando pelo líder. Infelizmente o líder acaba pagando por um duplicata que não é sua e geralmente é dispensado antes mesmo que consiga colocar suas ideias em pratica. É mais fácil trocar o técnico do que o time inteiro! Faz parte! Um fato chama muito a atenção, algumas empresas contratam seus colaboradores de forma errada e/ou por vinculo de amizade ou familiar e não tem coragem de dispensar depois. Contratam um líder para resolver os problemas da empresa, só que a primeira regra a ser seguida não dispense nem fulano e nem ciclano! Um absurdo mas uma realidade, daí sim digo não tem cristo que dê jeito! Resumindo o contexto, cobre com tem que cobrar e elogie quando tem que elogiar!! O dinheiro é a mola propulsora, mas não é o que o colaborador mais almeja, estudos revelam que nas primeiras colocação vem, ambiente de trabalho, plano de carreira, reconhecimento e só depois o dinheiro!

Nona regra de um verdadeiro líder! 
Um líder não nasce líder e sim desenvolve talento que lhe capacita a ser um líder. Está história de "sou um líder nato" não existe até porque neste mundo capitalista e global onde as informações viram o mundo em questão de minutos um líder nato vai morre se não se atualizar a todo momento da sua vida! Sendo assim um líder não se fabrica e sim se destaca! Lógico que um líder forma outro isto se está pessoa tiver o dom. liderança é o relacionamento de uma pessoa com os demais do grupo com o objetivo de alcançar resultados. Aquele que se destaca é o líder e os demais são os liderados. Para que o grupo tenha bons resultados é preciso que o líder tenha qualidades que possa transformar em uma competência superior em influenciar as pessoas, nem por isso a liderança depende apenas do líder, mas também da colaboração dos demais.

Décima regra de um verdadeiro líder!                                                        Fazer com que pessoas comuns realizem atos extraordinários! Manter sempre a alta estima dos seus comandados alta seja em qual momento a empresa esteja passando. Manter a sua equipe sempre ligada no "220" e nunca deixar abaixar a guarda mesmo que o momento seja o dos melhores, Isto é liderar!!!

Obrigado                                                                                          Cláudio Donato                                                                                  Presidente Prudente –SP                                                                        E-mail [email protected]


Autor: Claudio Donato


Artigos Relacionados


O Líder

A Escolha Da Liderança

Trabalho Com Líderes Do Grêmio Estudantil De Uma Escola Pública

Jesus: Não Somente Um Exemplo Religioso, Mas Também Profissional

A Destinação Da Sabedoria

Vento

O Engenheiro LÍder