Transposição didática: divergências de metodologia



Etiene Isaias da Silva[1] 

Resumo

O presente artigo trata a Transposição Didática como tema principal e consiste em mostrar a importância do meio social, do uso de metodologias e recursos didáticos como bases para o desenvolvimento correto no processo de ensino aprendizagem. Objetiva, ao profissional da educação, além de uma reflexão de como é feita a transposição didática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mostrar a relação que têm esses conteúdos com o meio social do aluno, proporcionando, ao profissional, o engajamento de uma mediação entre contexto escolar e contexto social, ou seja, trazer à sala de aula o cotidiano do aluno. Relata, também, alguns aspectos fundamentais envolvendo esses dois contextos, enfocando a importância da vivência, pelo aluno, nesses dois meios em que a educação acontece. Sugere uma reflexão pelos profissionais em educação, de como realizar um trabalho quanto à transposição didática, em sala de aula, dos conteúdos aprendidos nas universidades. 

Palavras-chave: Transposição didática. Divergências de metodologia. Contexto escolar. Contexto social.

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Autor: Etiene Isaias Da Silva


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