Escola x educação



Escola X Educação

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito

Pós Graduado em História e Construção Social, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora

Resumo

A lei de cotas que foi aprovada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal, não vai acabar com o problema da educação no Brasil. Pois é uma forma infantil de iludir a sociedade brasileira já que a lei em questão nos leva a pensar em questões de pré-conceito e na educação como um todo.

Palavras Chaves

Lei, Cotas, Educação, Escola Pública, Sociedade, Brasil

 

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal, aprovou as cotas para índios e negros nas universidades públicas do Brasil, esta lei visa amenizar a falta de oportunidades das classes menos favorecidas diz o relator da lei.

Esta lei é uma afirmativa que os índios e negros são menos preparados para concorrerem em um vestibular de universidade federal. Como acabar com a discriminação e as diferenças sociais se a própria lei é discriminatória. Talvez seja hora de repensar os conceitos de discriminação tão cobrados nos meios sócio educativos.

No entanto, aprovar uma lei com esse intuito é mais barato do que investir em educação de qualidade. Sendo que as escolas públicas nunca estiveram tão caóticas. Existe um plano de Market mascarando a verdadeira realidade da escola pública, isso é tão real que a lei de cotas veio afirmar o que muitos intelectuais dizem a várias décadas.

São várias as falhas na educação pública. Algumas devem ser analisadas de forma criteriosa, entre elas a burocracia das escolas que limita o trabalho do professor e dos alunos através de medidas conhecidas como pedagógicas, no entanto, medidas essas que nada têm de pedagógicas. A má remuneração dos professores é outro grave problema da qualidade das escolas públicas, já que o professor tem que trabalhar em dois cargos e muitas vezes os cargos não coincide com a instituição de ensino. Isso limita a formação contínua. Alguns estados e municípios oferecem cursos de capacitação, mas a maioria é fora da realidade das instituições.

Tratar de escola pública é tratar de educação, já que a qualidade das informações depende das necessidades da elite política que administra de uma forma direta a formação das crianças, jovens e adultos. Esta formação é tratada também pelas necessidades de mercado, e não pelas necessidades reais da sociedade. Qualidade, formação, ética, conhecimento estão distante das propostas da educação brasileiras.


Autor: Wanderson Boareto


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