Higiene do corpo



FAPE -Presidente Epitácio-SP

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

                       

 

                           

                           PLANO DE AULA

             Estrutura do corpo e sua higienização

 

 

 

                                                                

Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Didática  do Curso de Pedagogia 2º termo A,  ministrado pela Faculdade de Presidente Epitácio – FAPE.

 

 

                                                      

 

                                                    

 

                                                 

 

                                                         Presidente Epitácio

                                                           novembro /2011

  INTRODUÇÃO

1-      PLANEJAMENTO ESCOLAR:

2-      PLANO DE ENSINO:

3-      PLANO DE AULA:

1- O PLANEJAMENTO ESCOLAR:

         A ação de planejar faz parte da história do homem, pois,a vontade de transformar aspirações em realidade objetiva é uma preocupação que acompanha a maioria das pessoas.Pensar e planejar são atos que agem concomitantemente.Ao iniciar o dia, o homem pensa e distribui suas atividades de acordo com o seu tempo e com suas necessidades: o que irá fazer, como fazer, para que fazer e com o que fazer.Nas mais simples ações humanas do dia-a-dia, quando o homem pensa de forma a atender seus objetivos, ele está planejando, sem necessariamente registrar de forma técnica as ações que irá realizar durante o dia. Assim, pode-se dizer que a ação de planejar, ou o planejamento, faz parte da vida. Aquele que não mais planeja, corre o risco de realizar as coisas de forma mecânica, alienada e, como conseqüência, sua ação não ter um sentido definido.

1.1-A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR

        Planejamento escolar: tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino, cujo centro está a aprendizagem, que não se restringe a sala de aula, mas que está ligada as exigências sociais e experiências de vida dos alunos. A assimilação do conhecimento e habilidades visa instrumentalizar os alunos como agentes ativos e participantes da vida social.

2- O PLANO DE ENSINO:

     Plano de Ensino é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade. Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola, é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre, documento mais elaborado, dividido por unidades seqüenciais, que contem os objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico. 

2.1-A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE ENSINO:

      O Plano de ensino: De suma importância, pois trata-se de um roteiro organizado das unidades didáticas de um ano ou semestre e contém: justificativa da disciplina, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo e desenvolvimento metodológico. Justificativa das disciplinas:                                   .   Qual a importância e o papel da matéria de ensino no desenvolvimento das capacidades cognosciitivas dos alunos? Para que serve ensinar tal matéria? Deve ser iniciada com considerações sobre as funções sociais e pedagógicas da educação escolar na nossa sociedade. Descrição breve dos conteúdos básicos da disciplina para indicar para que serve o que se vai ensinar.Explicitação das formas metodológicas para atingir os objetivos tendo em vista assimilação ativa dos conhecimentos.    .  A justificativa responderá a 3 questões básicas; o por quê, o para quê, e o como.                      

 

 

3O PLANO DE AULA:

        O PLANO DE AULA  é a forma predominante de organização do processo de ensino, é na aula que organizamos ou criamos as situações docentes. O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino, as unidades que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável, assim como o plano de ensino, deve resultar num documento escrito, que servirá de orientação assim como para elaborar constantes revisões e aprimoramentos. Na elaboração de um plano de aula deve-se levar em consideração que a aula é um período de tempo variável, geralmente um tópico não se encerra em apenas uma aula, por isso devemos planejar um conjunto de aulas.Na preparação o professor deve reler os objetivos gerais da matéria e a seqüência dos conteúdos do plano de ensino, considerando o nível de preparação inicial dos alunos para a matéria nova. Deve-se tomar o tópico da unidade a ser desenvolvido e desdobrá-lo numa seqüência lógica, na forma de conceitos, problemas, idéias. Deve-se fazer a previsão do tempo necessário (ainda provisório).  Cada tópico deve conter um ou mais objetivos específicos, tendo em conta os resultados esperados da assimilação dos conhecimentos e habilidades.  Desenvolvimento metodológico deve ser desdobrado nos itens: preparação e introdução do assunto, desenvolvimento e estudo ativo, sistematização e aplicação, tarefas de casa (deve-se indicar os métodos, procedimentos e materiais didáticos). Deve-se prever formas de verificação do rendimento dos alunos, a avaliação deve ocorrer no início, durante e no final de uma unidade didática e deve conjugar variadas formas de verificação (formal e informal). Os momentos didáticos não são rígidos e terão duração de acordo com o conteúdo e com o nível de assimilação dos alunos. 
      O professor deve fazer uma avaliação da própria aula, para observar se os objetivos, tempo de duração foram adequados à turma. 

 

 

3.1- A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA NA EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:

         O plano de aula na educação infantil é de fundamental importância, pois o desenvolvimento integral da criança antes, e depois dos seis anos de idade, até que atinja certa maturidade, se dá em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, aonde vem complementar a ação da família e da comunidade, levando em conta ainda, a preparação para o ingresso no ensino fundamental, médio, bem como, o decorrer de sua vida acadêmica, dando ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando.

 

 

 

 

 

 

Introdução:

 Plano de aula

Local: EMEFEI  “DOCE SABER”                                                                                                                                                                                                                                       Disciplina: Ciências                                                                                                                            Público alvo: 1º a 4º ano.                                                                                                                                                                                                                                   Data: 21 á 25 de novembro de 2011.                                                                                                                            Duração/tempo estimado: 20 horas/4 aulas.                                                                                                                Horário; 07:00h ás 08:00hs/08:00h ás 09:00hs.                                                                                                                                Docentes Responsáveis:                                                                                                                          Título da aula; O corpo humano e como fazer sua higiene.                                                                                                          Tema: Estrutura corporal. 

Fins e Objetivos:

Tem por finalidade e objetivo:

ü  Proporcionar ás crianças o conhecimento das partes do corpo nomeando-as, higienizando-as e reconhecendo sua importância;                                                                        

ü  Identificar a função de determinadas partes do corpo.                                                               

ü  Interpretar imagens.                                                                                                  

ü  Representar uma idéia por meio de ilustração.                                                                                     

ü  Enriquecer o vocabulário por meio do uso da linguagem oral e escrita.                                             

ü  Elaborar cartazes a partir de um tema proposto.                                                                                                                      

ü  Reconhecer a importância dos hábitos de higiene corporal.                                                  

ü  Exercitar a observação das características das pessoas, evoluindo no seu

ü  traçado em busca de uma representação mais fiel.                                                                                    

ü  Valorizar e apreciar as produções corporais em grupo.                                                      

ü  Amenizar a postura egocêntrica desta faixa etária.

Material necessário

      Projetor, computador com acesso à internet,aparelho de TV,som,CD,papéis para colagem, livros,  recorte de: revistas, jornais,lápis,borracha,folhetos, escovas de dente, creme dental, fio dental e enxaguante bucal,sabonete e bucha de banho (para simulação).
Conteúdos Conceituais:

ü  Dados da Aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor/a com o aluno.

  • Construção da estrutura corporal;
  • Cuidados e higiene com as diversas partes do corpo;
  • Respeito e cuidado com os amigos

  É importante resgatar o que os alunos/as compreendem sobre hábitos de higiene, por isso é fundamental conhecer algumas informações sobre os mesmos: origem sócio-econômica, onde moram, se onde moram tem infra-estrutura básica: rede de água e rede de esgoto. Estes conhecimentos possibilitarão direcionamento melhor ao  trabalho para determinado enfoque, ou seja, ao trabalhar com crianças que moram em favelas, ou lugares sem rede de esgoto, deverá dar ênfase  nos cuidados que devem ter com a água empoçada, com a purificação da água, com a utilização de calçados e com a limpeza das mãos.”

Conteúdos Procedimentais:

 1ª aula – Aproximadamente, uma ( 1 ) aula de 60 minutos1º momento:

 Objetivo;Motivar os alunos/as questionando-os sobre os hábitos de higiene. O que eles fazem para manter o corpo limpo.

    

          Dar início aos trabalhos perguntando: "Por que o homem e muitas outras espécies animais têm dentes na boca?". A idéia é que eles reflitam sobre as principais funções dos dentes. Basicamente, são três: triturar (possibilitando a ingestão de alimentos sólidos) auxiliando a falar claramente (a pronúncia de algumas palavras só é possível quando encostamos a ponta da língua nos dentes, como no caso das palavras sapato, casa e zangão, entre muitas outras) e estética (dentes brancos e bem cuidados são sinônimo de um belo sorriso). Conversar com a garotada sobre essas funções e chamar a atenção para a necessidade do cuidado com os nossos dentes. Finalizar a etapa antecipando um pouco do conteúdo que será discutido na próxima fase da atividade, lançando mais algumas questões para a turma: "Quais são os cuidados que vocês consideram importantes para cuidar dos dentes e mantê-los sempre saudáveis?". “ Quais a melhor forma de tomar banho ? “ O objetivo é investigar se os alunos têm alguma noção de saúde bucal e de um banho correto,e se sabem que a manutenção  e limpeza dos nossos dentes  e dos nossos corpos, está diretamente ligada á pratica correta, utilizando as seguintes etapas: 

  • Fazer uma roda de conversa e sentar-se no chão com eles, pois a roda permite maior proximidade e interação com o grupo, e falar sobre a estrutura da figura humana: escolher um aluno para que as crianças o observem e relatem quais as partes do corpo eles conseguem observar: olhos, nariz, boca,etc.
  • Elaborar uma dramatização das partes do corpo, começando pelo rosto através da brincadeira:                                                                                                                Utilizar livros para abordar o tema. A história é um excelente recurso para desencadear um debate sobre temas importantes.
  • Utilizar uma história sugerida no site, pois a internet também oferece subsídios para uma boa discussão.
  • Ler o material ( livro,textos,folhetos,etc.) antes de utilizá-lo na aula. Ver se tem alguma palavra ou questão colocada no texto que é importante adaptar para a linguagem das crianças, ou mesmo adequar à realidade do alunos/as.
  • Mostrar as gravuras para as crianças, elas gostam muito e também é uma forma de trabalhar a interpretação das imagens. Ir parando a leitura à medida que os enfoques forem mudando. Explorar, as gravuras e exemplificar para que entendam bem.
  • Depois de ler e discutir sobre o tema na leitura de um livro, por exemplo, propor um registro no caderno.
  •  Destaque os problemas de saúde causados pela falta de higiene (doenças; verminoses, etc).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registrando no caderno

     Depois de ouvir a leitura do livro: Por que devo me lavar? Propor aos/às alunos/as: Vamos registrar o que aprendemos? Façam uma ilustração ao lado do texto, de acordo com o que entenderam:

 

 

2ª aula – Aproximadamente, (1 aula de 60 minutos ) dividida em 2 etapa de 30 minutos cada momento (1ºmomento).

1-Retomar a discussão da última aula e fazer  mais algumas perguntas para a turma: "O que é saúde bucal? O que vocês consideram importante fazer para cuidar do corpo?". Provavelmente os alunos irão relacionar saúde bucal apenas com o estado de conservação dos dentes. Nesse caso, chamar a atenção de todos para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente do que isso e está relacionado com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por dentes, gengivas e língua. Explicar  que, para manter a boca sempre em bom estado, é preciso escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre as refeições e usar produtos de higiene, como creme dental com flúor. Fazer uma breve  antecipação do que será discutido na próxima etapa, lançando as seguintes questões: o que é cárie? Por que ela ocorre? Reservar alguns minutos para que as crianças exponham suas opiniões. 


2-Reproduzir vários quadros sem colocar o que está escrito, mas deve-se colocar a fonte de onde foi retirada a imagem. Solicitando aos alunos a identificação das figuras, para que serve; cada item das figuras, as partes do corpo, e escrevendo o que cada um está fazendo para manter a saúde.

   Com esta atividade, trabalhar á interpretação das imagens e o conhecimento que eles/as adquiriram na aula anterior, além da escrita das palavras/frases.

 

 

Trabalhando com um texto Lúdico: (2ºmomento).

      Levar os alunos para a sala de multimídia colocar um CD  com vídeo/musical. Assistir e cantar com as crianças o vídeo “O sapo não lava o pé”. Esta é uma música que faz parte da cultura popular, ela é pequena e de fácil memorização. As crianças apreciam muito, pois ela é divertida e alegre. Em seguida, trocar as vogais finais das palavras pela mesma vogal, ou seja, se utilizar a vogal “A”, deverá cantar trocando os finais de todas as palavras por esta mesma vogal e assim fazer com todas as outras vogais (e, i, o, u). Fazer esta brincadeira apenas na oralidade, ou seja, cantando,tomando o cuidado, para não confundir as crianças quanto à escrita, pois, estão na fase de alfabetização e não ortográficas.

 

Letra da música:

O sapo não lava o pé.

O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa.
não lava o pé porque não quer.

Mas que chulé!!!

 

 Exemplo utilizando a vogal A:

A sapA na lavA o pA
NA lavA porCA nA CA
ElA morA La nA lagoA
NA lavA A pA porCA nA CA
Ma CA chulA!!!

ü  Aproveitar a brincadeira para trabalhar com os alunos, sobre os motivos do Chulé. Questionando-os sobre quem lava seu calçado: tênis, sapato ou sandália. Lembrando-os que o Chulé é a sujeira formada pelo suor dos pés, tem um cheiro fétido, por isso é importante manter os pés limpos e não calçar os sapatos ou tênis com os pés sujos.

 

3ª aula – Aproximadamente,  (2 aulas) de 60 minutos cada dividida em 3 etapas;

1º etapa: QUE BANHO GOSTOSO!!! QUE DENTES BRANQUINHOS!!!

      Insistir no questionamento: "Qual é a razão de se tomar banho e escovar os dentes  corretamente?". A intenção é verificar se os alunos entendem que essa é uma das principais atitudes na prevenção de  doenças,tanto do corpo quanto da boca, tanto entre crianças quanto entre adultos e que, na maioria das vezes, ela é causada pela má higienização do corpo e escovação dos dentes. Explicar  que a cárie é uma forma de deterioração do dente e que é formada pela degradação de restos de alimentos que ingerimos - onde os restos se acumulam e permanecem até que sejam eliminadas pela escovação, as bactérias que vivem no interior da nossa boca entram em ação, degradando os açúcares e produzindo ácidos que, por sua vez, corroem a superfície dos dentes. É a isso que chamamos cárie. Perguntar   quais as  maneiras para se evitar esse problema, como evitar também, que ficamos doente devido á bactérias e germes obtidos através do contato com as mãos e pés contaminados pela sujeira. Esperar que as crianças argumentem que, para que evitemos a formação de cáries, uma das medidas é fazer uma escovação correta dos dentes. Se necessário, auxiliar os alunos a chegar a essa conclusão. 

     Iniciar a aula com uma dinâmica. Solicitando que os alunos façam uma rodinha e explicara importância do nosso corpo e que por isso devemos cuidar dele com muito carinho, onde todos deverão imitar a professora num banho imaginário.

 

 

 

 

 

2º etapa: Etapas do Banho:

 

      Vamos abrir o chuveiro? (fazer o gesto de quem está abrindo o registro da água). Imaginem a água caindo sobre o nosso corpo... Hummm...que água morna... Gostosa.... Agora vamos pegar o sabonete e passar na esponja. Em seguida vamos lavar os braços, limpando bem.... (sempre guiando todo o processo do banho, ressaltando a limpeza dos pés, das mãos, dos órgãos genitais, fale com naturalidade utilizando os termos adequados).

PRODUZINDO TEXTO

Objetivo dos cartazes: 
- Entender as funções dos dentes e de cada parte do nosso corpo.
- Conhecer as principais doenças bucais( a cárie), e doenças transmitidas pela falta de banho. 
- Aprender a maneira correta de se tomar um bom banho e  de escovar os dentes. 
- Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde  do corpo e da boca. 
-Aproveitar os conhecimentos gerados por este trabalho, organizando-os em grupos e propondo a elaboração de cartazes para colocar nos banheiros, com o objetivo de conscientizar a todos da importância de lavarem as mãos após utilizarem o banheiro. 
-Levar para a sala: revistas, livros e jornais velhos para recortes, para ser utilizado na confecção dos cartazes, permitindo que sejam feitas ilustrações, pois os cartazes devem ficar interessantes para chamar atenção. 
- Orientá-los para que coloquem o nome de quem elaborou o cartaz, a turma e professora orientadora.

 

 

 

3º etapa:

        Nesta fase, a atividade pode ser organizada tanto na sala de aula quanto na sala de informática, caso a escola tenha uma, usar um projetor conectado a um computador com acesso à internet. Pela ordem, exibir os  vídeos para os alunos:  Uso do fio dental, Higienização do corpo e da boca, Escovação dos dentes, Cuidados com o corpo. Depois de exibir as quatro animações, promover uma discussão com a classe a fim de verificar se os alunos entenderam qual é a maneira mais adequada de higienizar o corpo e a boca com o objetivo de prevenir doenças e a formação de cáries (mantendo, assim, uma boa saúde bucal). Para isso, faça mais algumas perguntas: "Por que precisamos usar fio dental? Qual é a função do creme dental e da escova de dentes durante a escovação? Qual é a função do enxaguante bucal?". 

 

 

 

 

 

 

Avaliação 
   

      A avaliação se constitui num processo indispensável ao próprio ato de planejar, uma vez que permite responder se as atividades planejadas foram realizadas a contento, ou seja, se os resultados previstos no planejamento foram alcançados e em que medida. Foi Dividido os alunos em duplas. Inicialmente, um dos integrantes de cada equipe escovou os dentes do parceiro, utilizando escova de dente, creme dental, fio dental e enxaguante bucal. O estudante que teve sua boca higienizada atribuiu ao trabalho realizado pelo parceiro uma nota de 0 a 10, justificando-a por meio de um registro, e vice-versa. Após ambos terem produzido os respectivos registros, foi entregue os documentos, onde avaliou-se, se nesses registros o aparecimento das idéias discutidas nas etapas anteriores. FOI FEITA A SEGUINTE OBSERVAÇÃO:

  • Flexibilização para deficiência: Se porventura houvesse cadeirante, com pouca mobilidade de membros superiores, era necessário então, que fosse estimulado a participação do aluno com deficiência nas discussões com perguntas que ele possa responder simplesmente concordando ou discordando, teria então, a necessidade de uma flexibilização para deficiência física, utilizando uma escova de dente com cabo adaptado, foi elaborada uma demonstração com uma dupla de aluno portador de deficiência física na atividade proposta como avaliação. Antes de o grupo iniciar a atividade, houve uma breve demonstração pelo estudante e professor que serviu de modelo á classe, de como realizar os procedimentos.

 

 

 

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Autor: Debora Silva


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