Desenvolvendo uma prática educativa na educação infantil através dos jogos educativos e do lúdico.
RESUMO
Cada indivíduo não é dotado de um mesmo conjunto de competências, Consequentemente, nem todos aprendem da mesma forma. Resta, portanto, ao educador descobrir alternativas que colaborem para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, e que o conduzam não só ao conhecimento cognitivo, mas, a um conhecimento do seu ser como um todo. O objetivo desse trabalho é nortear o trabalho pedagógico e reconstruir uma prática educativa que desloca seu foco de ação: da aquisição de conhecimentos memorizados para a formação de competências e habilidades que permitam autonomia e a capacidade de aprender a aprender, garantindo uma educação de qualidade com equidade a todos os cidadãos. Este estudo está fundamentado nas pesquisas bibliográficas com autores que abordam a importância dos jogos educativos e do lúdico enquanto opção metodológica no processo de aquisição do conhecimento na Educação Infantil. Ao final deste trabalho buscarei demonstrar que uma prática educativa inovadora, democrática e flexível onde à atividade lúdica e os jogos educativos estarão presentes na construção do conhecimento facilitará a aprendizagem do aluno e desenvolverá sua autonomia.
Palavras-chave: Jogos. Aprendizagem. Desenvolvimento