Sem fé não existe vida!



SEM FÉ NÃO EXISTE VIDA!

Professor. Me. Ciro José Toaldo

Existe um grande desafio para aqueles que acreditam que essa vida não termina nesse mundo é demonstrar como se pode viver sem deixar de lado os fundamentos da fé. A dimensão da fé e  espiritualidade estou afirmando que Jesus Cristo é o nesse No evangelho que ouvimos, o evangelista João nos coloca diante de Jesus que fala muito, mas é preciso lembrar que esse evangelista escreve numa época de  perseguição aos cristãos.

O quadro que se apresenta é de insegurança, perturbação, vivida pelos discípulos. No coração dos pobres e simples, os ensinamentos de Jesus eram bem acolhidos, mas nas Lideranças Religiosas, ao contrário, havia rejeição e incredulidade.

As comunidades do final do primeiro século estavam inseguras. Temia-se a respeito do destino do Cristianismo iniciado pelos discípulos de Jesus e como iria sobreviver num ambiente  contrário ao evangelho, onde os cristãos eram considerados membros de uma seita perigosa ao sistema. Os cristãos têm consciência da missão que á igreja lhes confiou pelo próprio Jesus, mas por outro lado sentem-se impotentes e nada podem fazer para reverter o quadro.

As comunidades cristãs atuais, embora em outro contexto vivem o mesmo drama, o que fazer diante do mundo cada vez contrário ás coisas de Deus? Como agir numa sociedade que não quer conhecer Jesus Cristo, seu Reino e seu evangelho? Filipe não conhecia o Pai, e hoje em nossas comunidades, muitos também não conhecem a Deus e fazem dele uma imagem distorcida.

Muitos vivem em comunidade, recebem um Batismo, tem contato com Deus nos Sacramentos, ouvem a Deus na Palavra, comungam Deus na Eucaristia, mas não sabem ao certo quem é Deus, e essa  fé em Jesus nem sempre os faz ser, pensar e agir diferente. Crêem em Jesus, mas não o aceitam como Senhor de suas Vidas, aliás, nem admitem que ele interfira em suas vidas, é a chamada Religião onde as pessoas se “sentem bem”, sem qualquer compromisso com a moral ou ética, Filipe não conseguia ligar Fé e Vida, sua relação com Deus se fundamentava em revelações e manifestações grandiosas, por isso irá dizer a Jesus “Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta!” A queixa de Jesus procede, no caso de Filipe e para nossas comunidades também “Há tanto tempo estou convosco e não me conhecestes!” Por isso que às vezes há cristãos que nos surpreendem negativamente, leigos, religiosos, membros do clero, quando se envolvem em escândalos que são um contra testemunho,  e dizemos cheios de espanto “Nossa! Mas ele não saia de dentro da igreja...”

Nós cristãos corremos dois grandes riscos nos dias de hoje, podemos, a exemplo de Filipe, querer viver uma religião das manifestações milagrosas, onde Deus revela seu mistério, que contemplamos e adoramos, e fica nisso. É Deus quem faz, é Deus quem age, é Deus que soluciona, Ele tudo pode e tudo quer, quanto a nós, em nossa pequenez nada temos a contribuir, e assim, fugimos do mundo que não aceita Deus, e nos acercamos dele, até o dia em que formos arrebatados para o céu.

Esse é 1º perigo, deixar tudo por conta de Deus, mas há outro perigo, hoje muito maior: o de buscarmos soluções no homem, no racionalismo que tem resposta para tudo, e nesse caso, a salvação vem do homem, Deus é apenas uma entre muitas outras opções do modo de se viver.

Há obras que precisam ser feitas, e Jesus garante que estas serão maiores do que aquelas que ele realizou, mas é preciso saber ocupar nosso lugar, que não é numa esfera celestial, flutuando ao encontro do céu, mas o lugar do Cristão é na terra, com os pés firmes caminhando em sua comunidade, enfrentando seus problemas, semeando a Boa Nova e cultivando sempre a esperança que não é vã, pois Jesus está com o Pai, mas caminha á nossa frente mostrando-nos o caminho a tomar, para que não nos percamos nos atalhos que não nos levam a lugar nenhum.

O caminho é conhecido, não podemos dar a desculpa de Filipe “Senhor, não sabemos para onde vais”! Essa é desculpa esfarrapada. Nosso caminho é o mesmo de Jesus, é o caminho do serviço, do amor e entusiasmo. Mesmo que diante de nós, tenhamos cruzes e fracassos, a Fé que temos em Jesus, a quem seguimos, deve reanimar nossas forças, fazer com que olhemos em frente.

Esse lugar já está reservado ao homem de Fé, que é ao lado de Deus, para isso Ele nos fez e nisso consiste a Salvação. Ele já está à disposição, ainda nesta vida, para quem se dispuser a Ser Discípulo Fiel de Jesus e para quem souber entender que a FÉ É MUITO LIGADA COM A VIDA.

 

 

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


ReflexÃo Do Evangelho De Jo 6,60-69

Deus é Amor

A Confissão De Pedro.

Meditando A Via-sacra!

O Silêncio De Deus

Reflexão Do Evangelho De João 6,24-35

Reflexão Do Evangelho Lucas 17, 5 – 10