Análise do perfil psicomotor em crianças
“ é de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar”
(Le Boulch)
PSICOMOTRICIDADE:
Psicomotricidade é uma ciência, visto que trata-se de uma forma de conhecimento sistemático. Seu objeto de estudos é o homem e suas relações com seu corpo, o mundo interno e o mundo externo.
O desenvolvimento psicomotor relaciona-se com o processo de maturação, considerando o corpo a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Este desenvolvimento sustenta-se em três conhecimentos básicos: o afeto, o intelecto e o movimento. A psicomotricidade permeia as áreas de educação, saúde e reabilitação.
Assim, a psicomotricidade pode ser entendida como um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, construído pelas experiências vividas pelo sujeito cuja ação resulta de sua individualidade, linguagem e socialização. Entretanto, não há uma definição única.
De acordo com Lussac (2008), “existem olhares plurais sobre a Psicomotricidade, o que não quer dizer que tais discursos possam divergir, pelo contrário, tais discursos são pautados em pressupostos comuns da Psicomotricidade”.
ANÁLISE:
No Centro de Educação Municipal Prof° Maria Izabel Martins de Oliveira, com autorização do diretor, foi realizada entrevista a dez crianças, entre cinco e seis anos de idade, conforme solicitado, com o objetivo de avaliar a média de habilidade psicomotora delas.
A estas crianças supracitadas foi aplicado um questionário que contempla noções de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e pré-escrita, por meio de duas questões a serem respondidas em cada item, com excessão na pré-escrita, onde foram colocados para escrever duas palavras: o seu nome e a palavra “escola”.
Dos resultados obtidos: Quatro crianças apresentaram habilidade psicomotora de 60%. Três crianças apresentaram habilidade de 70%. Uma apresentou habilidade de 80% e três apresentaram habilidade psicomotora em 90%.
Frente a estes dados, procedeu-se ao cálculo da média, ao excluirmos um resultado do maior e outro menor, somando todos os demais e dividindo a soma por oito. Assim sendo, a média de habilidade psicomotora apresentada pelas crianças da escola citada, foi de 80,16%.
CONSIDERAÇÕES:
Após realizar a pesquisa de campo e a análise dos resultados, pode-se observar que a média de habilidade psicomotora apresentada pelas crianças da escola citada, foi de 80,16%.
REFERÊNCIAS:
Associação Brasileira de Psicomotricidade. A Psicomotricidade. Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2012.
Lussac, RMP. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm. Publicado em 2008. Acesso em 13 de fevereiro de 2012.
Autor: Andressa S. Silva
Artigos Relacionados
A Importância Da Psicomotricidade No âmbito Da Educação Do Maternal E Educação Infantil Na Questão Do Aprendizado
Inclusão De Alunos Surdos Na Rede Regular De Ensino: Um Olhar Da Psicomotricidade Relacional.
Afetividade E Psicomotricidade Relacional: Um Elemento Que Integra O Aprender E O Ensinar¹
Reflexões A Respeito Da Psicomotricidade Relacional E Psicologia
Ciranda De Roda Ou Ensino-aprendizagem???
Jogos E Ou Brincadeiras E A Psicomotricidade
Desenvolvimento Motor