Análise do perfil psicomotor em crianças



“ é de grande importância a educação pelo movimento no processo escolar, uma vez que seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento motor da criança o qual auxiliará na evolução de sua personalidade e no seu sucesso escolar”

 (Le Boulch) 

PSICOMOTRICIDADE:

Psicomotricidade é uma ciência, visto que trata-se de uma forma de conhecimento sistemático. Seu objeto de estudos é o homem e suas relações com seu corpo, o mundo interno e o mundo externo.

O desenvolvimento psicomotor relaciona-se com o processo de maturação, considerando o corpo a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Este desenvolvimento sustenta-se em três conhecimentos básicos: o afeto, o intelecto e o movimento. A psicomotricidade permeia as áreas de educação, saúde e reabilitação.

Assim, a psicomotricidade pode ser entendida como um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, construído pelas experiências vividas pelo sujeito cuja ação resulta de sua individualidade, linguagem e socialização. Entretanto, não há uma definição única.

De acordo com Lussac (2008), “existem olhares plurais sobre a Psicomotricidade, o que não quer dizer que tais discursos possam divergir, pelo contrário, tais discursos são pautados em pressupostos comuns da Psicomotricidade”.

 

ANÁLISE:

 

No Centro de Educação Municipal Prof° Maria Izabel Martins de Oliveira, com autorização do diretor, foi realizada entrevista a dez crianças, entre cinco e seis anos de idade, conforme solicitado, com o objetivo de avaliar a média de habilidade psicomotora delas.

A estas crianças supracitadas foi aplicado um questionário que contempla noções de esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal e pré-escrita, por meio de duas questões a serem respondidas em cada item, com excessão na pré-escrita, onde foram colocados para escrever duas palavras: o seu nome e a palavra “escola”.

            Dos resultados obtidos: Quatro crianças apresentaram habilidade psicomotora de 60%.  Três crianças apresentaram habilidade de 70%. Uma apresentou habilidade de 80% e três apresentaram habilidade psicomotora em 90%.

Frente a estes dados, procedeu-se ao cálculo da média, ao excluirmos um resultado do maior e outro menor, somando todos os demais e dividindo a soma por oito. Assim sendo, a média de habilidade psicomotora apresentada pelas crianças da escola citada, foi de 80,16%. 

CONSIDERAÇÕES:

Após realizar a pesquisa de campo e a análise dos resultados, pode-se observar que a média de habilidade psicomotora apresentada pelas crianças da escola citada, foi de 80,16%. 

REFERÊNCIAS:

Associação Brasileira de Psicomotricidade. A Psicomotricidade. Disponível em: http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm. Acesso em 13 de fevereiro de 2012. 

Lussac, RMP. Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/psicomotricidade-historia-e-intervencao-profissional.htm. Publicado em 2008. Acesso em 13 de fevereiro de 2012.


Autor: Andressa S. Silva


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