Pombos



Qual é o significado espiritual atribuído às aves nas Sagradas Escrituras? Como a reflexão a respeito deste tema pode nos abrir ainda mais o entendimento?

 

Se a sua oferta ao SENHOR for um holocausto de aves, traga uma rolinha ou um pombinho “ Levítico 1:14 NVI (*)

Constatamos ao consultar o Velho Testamento, que são mencionadas três categorias de ofertas do povo judeu e que eram agradáveis ao Senhor:

1) GADO (Levítico 1:3-9);

2)REBANHOS (Levítico 1:10-13) e

 3) AVES (Levítico 1:14-17).

 

 “E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.” Lucas 2:24

Tratava-se de um sacrifício de purificação, feito pela mulher  40 dias depois de dar à luz um filho e antes de ir ao templo oferecia este sacrifício sagrado. Se não pudesse comprar um cordeiro e uma rolinha (ou pombinho), seriam aceitáveis duas rolinhas (ou pombinhos) conforme descrito em Levítico 12:2-8, cf. Levítico 5:11).

 

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.“ João 2:13-17

O Senhor Jesus, ao repreender as atitudes meramente comerciais que ocorriam à entrada da Casa de Deus, não teve a mesma atitude com aqueles que vendiam pombos: retirem-nos daqui, pois eles representavam a purificação espiritual. Jesus foi enfático: Não façam daqui, do Templo, uma casa de venda.

Pombo representa docilidade, bons sentimentos, busca da purificação para poder adorar a Deus.. Não deixar que o mal se apodere de você!

O zelo da tua casa me devorará:  cuidar prioritariamente dos sentimentos e atitudes, priorizando o amor sincero ao Criador! Não fazendo dela uma central comercial !!

Jesus achou o povo judeu fazendo exatamente o contrário e não dando a mínima importância ao culto a Deus e sim priorizando os negócios à frente do templo, local onde deveriam se preparar para louvar a Deus!.

Boi significa força, já ovelha quer dizer domínio, enquanto que o pombo representa docilidade, pureza de coração frente a Deus.

 

 “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” Zacarias 4:6

Não é por força, nem por imposição de domínio, mas por docilidade que zelamos pela Casa de Deus dentro de nós!

Nem por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, em outras palavras, o poder do Espírito Santo dentro de nós.

Não façam do templo do Espírito Santo, vocês, um local onde habita o mal!

Jesus retira tudo o que não presta e não permite que volte em nossas vidas!

 

Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.“ João 2:22

Os discípulos passaram a crer nas Sagradas Escrituras após a ressurreição de Cristo.

Quando ocorrem feitos e citações que estão escritas na Palavra de Deus, o Espírito Santo nos lembra delas, percebemos que são verdade mesmo e cremos naquilo que Deus expressa através de Jesus Cristo.

 

Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.“ Atos 6:1-7

Diáconos são os administradores da igreja, cheios do Espírito Santo e de sabedoria em conduzir, eficientemente e com ética, a Obra de Deus.

 

O SENHOR é o meu pastor...” Salmos 23:1a

Onde o Senhor não tem sido seu Pastor? Onde você ainda não está ouvindo a Deus?

 

Cheque hoje mesmo a sua conversão: ela foi completa mesmo? Ou ainda há pontos onde Ele ainda não teve chance de entrar?

 

Você tem tido o perfil semelhante ao dos comerciantes à frente do templo ou está se empenhando para ter as características espirituais dos diáconos? Pare, pense e reflita com toda a sua sinceridade perante Deus.

 

Em Nome de Jesus.

 

Mônica Gazzarrini

 

(*) Bíblia de Estudo NVI - Editora Vida

 

“Jesus Cristo é o Senhor”


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 2 De 7)

CresÇa Na Sua FÉ Para Ser Capaz De Ajudar A Si E Aos Outros TambÉm.

Jesus Surrou Os VendilhÕes?

A Confissão De Pedro.

Clamor Ao Espírito De Deus

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 4 De 7)

O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica