O Decálogo Da Venda



Inicie sua venda de maneira profissional.

 

Cumprimente o cliente, apresente-se e identifique sua empresa. (ou área)

 

Estimule o cliente a participar da entrevista.

 

Comente seus objetivos com a visita, seja cordial, mostre-se solícito.

 

Faça perguntas.

Diversas informações sobre o cliente ainda podem ser conseguidas na própria visita de vendas.

 

Ouça com atenção.

Ouça, ouça e ouça. Com muita atenção.

 

Enfatize os benefícios e não as características.

As características de um produto por si só não vendem um produto. É preciso que o cliente saiba quais benefícios ele obterá a partir destas características.

 

Tome cuidado com a comunicação não-verbal.

O processo de comunicação se dá nos níveis verbal e não-verbal. Atente para o segundo; tome cuidado com a postura, a altura e a firmeza da voz, a vestimenta, a gesticulação, etc.

 

Esteja preparado para as objeções.

 

Elas aparecerão e você terá de enfrentá-las. Se você se preparou anteriormente, fica mais fácil.

 

Preste atenção aos sinais do cliente.

Se por um lado você deve tomar cuidado com sua comunicação não-verbal, por outro, fique atento para os sinais transmitidos pelo cliente. Eles podem indicar se a visita deve continuar ou não, se está na hora do fechamento, etc.

 

Em caso positivo, feche a venda.

Existem vários tipos de fechamento de uma venda. Identifique rapidamente o mais adequado para a situação. E não fuja.

 

Lembre-se de prometer apenas o que pode cumprir.

A venda não acaba com a "venda". Você terá que cumprir todas as promessas feitas ao longo da visita. Assim, prometa o que pode cumprir.

 


Autor: Nilson Maranhao Moreira


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