Uma reflexão do Evangelho de Lucas 12, 32-48



                      UMA REFLEXÃO DO EVANGELHO DE LUCAS 12, 32-48

 

Esse trecho de São Lucas nos mostra que o mercantilismo do Império Romano era muito forte na época de Jesus e levava as falsas ilusões de riqueza e bem-estar, além do escândalo da fome e da miséria e esse ambiente histórico é o mesmo que hoje vivemos. Portanto temos que ficar vigilantes diante das ilusões vãs.

A vigilância é a atitude do cristão que espera a volta do seu Senhor, que encontrando seus servos a vigiar, os fará sentar à mesa e os servirá. E Jesus  nos anima: “Não tenhais medo pequeno rebanho, porque foi do agrado do Pai dar a vós o reino”. Diferente dos empreendimentos humanos e do acumulo de Deus materiais, Deus se alegra em entregar o seu reino a um grupo pequeno e frágil, foi assim com os discípulos e com as primeiras comunidades cristãs, que sentiam medo diante das perseguições e do desafio de evangelizar, e desse mesmo modo à igreja caminha hoje, onde os cristãos também enfrentam problemas.

Estar preparado não é alienar-se das coisas deste mundo, antes é usá-las com sabedoria, partilhando com os pobres tudo o que tem os bens materiais e os carismas pessoais, dando o seu tempo para servir as pessoas, quando tantos dizem “que não têm tempo...”

O cristão que está preparado tem sempre as “mangas arregaçadas" para por mãos à obra, servindo a todos com amor, entusiasmo e alegria, estar, portanto vigilante e preparado, não é  ficar de braços cruzados a espera Jesus que virá nas nuvens ao nosso encontro .. existem muita gente iludida em nossas igrejas, que sem fazer nada, espera desse dia.

O evangelho de Lucas fala que todos os que exercem algum ministério de serviço na comunidade, tem uma responsabilidade maior, porque conhecem a vontade do seu Senhor e por isso mesmo serão cobrados com maior rigor. Essa cobrança rigorosa é naturalmente por causa das necessidades das pessoas que procuram os servidores do reino, na hora em que estes menos esperam.

Diferente de um profissional de qualquer área, que pode organizar seu serviço e planejar as horas de atendimento aos seus clientes, um servidor do reino de Deus deverá estar sempre de prontidão, totalmente disponível a qualquer dia ou hora, para acolher e ajudar em nome de Cristo, a quem dele precisar, pois como optou pelo tesouro do céu, onde está o seu coração, ele sabe que no necessitado está presente o seu Senhor, que um dia o acolherá definitivamente em sua casa, servindo ele próprio à mesa, aquele que nessa vida traduziu todo o seu amor no serviço, imitando assim o seu Mestre e Senhor.

Caros irmãos o verdadeiro tesouro que não será tirado, é o Reino dos céus. A maneira de acumular um tesouro, que permanece, é assumir a atitude de vigilância, para perceber quando e como o Senhor está chegando, para colocar-se sempre a seu serviço. Então o Senhor os servirá. Já terão a recompensa neste mundo: o Senhor os constituirá sobre todos os seus bens; é a participação nos bens do Reino. Tudo isso é celebrado na Eucaristia.

 

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


O Individualismo E Imediatismo Neopentecostal

O Silêncio De Deus

Reflexão Do Evangelho Lucas 17, 5 – 10

ReflexÃo Do Evangelho De Jo 6,60-69

Senhor: Aumenta A Nossa Fé! (reflexão De Lucas 17, 5-10)

Sublime MatemÁtica Do Evangelho

A Conversão Do Reino Do Congo: O Catolicismo Africano