Benefícios do controle de estoque




Elizandro Sulzbach[1]

Jonas Valentim Cerri[2]

Leandro Giehl[3]

Catia Guadagnin Rossa[4]

FEMA[5]

 

RESUMO

          O artigo a seguir aborda o tema controle de estoque, enfocando a importância do mesmo, seus objetivos, custos e demais abordagens pertinentes. A empresa que utiliza o controle de estoque como uma ferramenta produtiva, beneficia-se, pois esta comporta a visão global de entradas e saídas de mercadorias, permitindo um melhor giro do capital. Tal atividade gera menores custos à organização, além de um maior controle das mercadorias. Há alguns tipos diferenciados de controle de estoque, o que permite a empresas de vários ramos fazer uso daquele que melhor está adequado a sua realidade. Propõe-se a partir deste tema, difundir tal prática de modo que os gestores percebam a necessidade de um domínio do estoque, e do quanto este influencia nos rendimentos da organização.

 

Palavras-chave: controle; estoque; benefícios.

 

INTRODUÇÃO

 

Hoje em dia estamos presos a um capitalismo agressivo, as empresas se confrontam em uma disputa acirrada, não com armas, como em uma guerra por poder, mas com um único intuito, obter o maior ganho no mercado empreendedor, para ser sempre a primeira.

Então com esta visão percebe-se que o menor custo em cada setor é o ponto de partida para um maior lucro no âmbito geral da entidade. Sendo assim, analisam-se cada setor como uma partícula de um todo, ou seja, cada departamento trará uma contribuição para o alavancar da empresa como um todo.

Analisando os diversos setores que constituem uma empresa, como logística, compras, almoxarifado, vendas, departamento de pessoal, administração em geral, entre outros, pode-se verificar que logística e compras são setores que podem reduzir em maior nível os custos, se tiver um trabalho focado nos bons preços e uma boa administração, obtendo ganhos favoráveis a empresa. Porém não basta perceber os benefícios destes setores se não tiver o controle de o que comprar, quando e quanto comprar, e isso compete somente a um adequado controle de estoque.

Baseado nessa linha de pensamento será abordado alguns dos benefícios mais significativos do por que fazer controle de estoque na área comercial, e o que este traz ao contexto de uma empresa para a redução de custos e conseqüentemente ganho de capital.

Os dados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa bibliográfica onde foram expostas informações que ajudam a desenvolver melhor o entendimento referente aos diversos benefícios que o controle de estoque trás a uma empresa. O artigo apresenta a seguinte estrutura: inicialmente abordar-se-á os custos relacionados às entidades, o controle de estoque e seus tipos e os benefícios que este controle apresenta.


[1] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 2º ano, IV semestre das Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa, RS.

[2] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 2º ano, IV semestre das Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa, RS.

[3] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 2º ano, IV semestre das Faculdades Integradas Machado de Assis – Santa Rosa, RS.

[4] Mestranda em Desenvolvimento. Orientadora. Professora do Curso de Ciências Contábeis. Faculdades integradas Machado de Assis.

 [5] Fundação Educacional Machado de Assis – Santa Rosa, RS.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Formação Do Preço De Venda Com Base Nos Custos

Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial

Estoque

Ações Administrativas Em Ambiente Comercial

PrudÊncia Acerca Do Estresse No Trabalho

Administração Do Capital De Giro

Normas Fiscais E Contábeis