O Docente Faz A Diferença



A escola  necessita acompanhar de forma crítica as reformas educacionais na sociedade de informação.Como ajudar a construir novas referências?Como fazer da educação no contexto escolar uma atividade profissionalizada?

Precisa-se fazer uma revisão profunda dos "modelos formativos" e das políticas de aperfeiçoamento e fortalecimento da profissão docente.

Hoje o modelo formativo é "Modelo Hegemônico da formação'(MHF) que é um treinamento de habilidade,conteúdo descontextualizado da realidade profissional ,distância do objeto da profissão,onde as tendências racionalistas da formação academicista tradicional estão presentes.

Deseja-se um "Modelo Emergente da formação"(MEF) onde há um professor reflexivo , investigador , crítico.Ferramenta para o desenvolvimento profissional..

Precisamos evitar o círculo vicioso "mudar para não mudar" e continuar com as velhas práticas representadas por novos discursos que mascaram inovações e favorecem a continuidade dos processos formativos tradicionais.

O caminho da profissionalização docente tem sido bastante difícil e longo,dentro da História da Educação.

A profissionalização só representará progresso do ponto de vista social se o nível de instrução das próximas gerações se tornar prioritário.

O desenvolvimento profissional do professor deve ouvir e apoiar a voz do professor,estabelecer oportunidades para os professores confrontarem os pressupostos e as crenças ,evitar modismos e desenvolver seus propósitos juntos.

O professor é e continuará sendo o elemento primordial do processo educativo formal, o dinamizador e o mediador da aprendizagem.

Não podemos centrar toda a responsabilidade a respeito dos"resultados educacionais" no professor,embora é justo admitir que mudança alguma pode ocorrer em seu campo de trabalho sem que eles assumam a responsabilidade pelo que fazem e o comando de sua profissionalidade,pois professor medíocre encontra várias fórmulas para explicar-se e professor sedutor explica as fórmulas de seu sucesso.

Autor: Marcia Silva


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