Polícia administrativa e polícia judiciaria: juntas a favor da sociedade



1. INTRODUÇÃO:

Este artigo tem como objetivo, mostrar de forma objetiva a organização estrutural das Policias Administrativas e Policias Judiciarias.

Faremos uma viagem histórica para entendermos como a Policia Brasileira foi criada e remontada, passando pelo Período Colonial, até o novo Estado Democrático, onde foi elaborada a Constituição da Republica de 1988, estabelecendo as competências das Instituições Policiais em seu artigo 144.

Vamos ver conceitos e as diferenças entre as Policias Administrativas e Judiciarias, onde mostram atribuições diferentes que é estabelecido para cada uma delas. Porém tal atribuição vem causada polêmicas, tendo em vista que as Policias não executam somente trabalhos específicos, conforme estabelece a Constituição Federal.

Este artigo traz também como o Estado usa o seu poder dentro da Administração Pública, com o intuito de manter os interesses coletivos, individuais e do próprio Estado, através do chamado “Poder de Policia”. 

Download do artigo
Autor: Ramon Rodrigues


Artigos Relacionados


Os Poderes Investigatórios Do Ministério Público

Autodefesa Para SeguranÇa PÚblica

Ações Administrativas Em Ambiente Comercial

Responsabilidade Do Estado Perante Os Presos Provisórios Lugar De Custódia E Administração

A Lei 9.605/98 E Os Procedimentos Policiais E Judiciais Em Crimes Ambientais

Policia Civil E Militar: A Realidade Dos “homens Da Lei” : O Mito Da Ressocialização Face Ao Caos Do Sistema Penitenciário

Instrução Normativa N.º 001 De 27 De Setembro De 2010