Alunos Especiais



RESUMO: O artigo discorre sobre o processo de inclusão, como ele é visto no Brasil atualmente, e como é tratado. Como a escola deve interagir para se adequar aos portadores de necessidades especiais, e não os mesmo se adequarem à escola, onde deve haver um processo de integração com todos os alunos, não levando em conta as diferenças entre eles.

 PALAVRAS-CHAVE:  Inclusão, diferenças, necessidades especiais.

INTRODUÇÃO

         A Educação Especial tem sua base na defesa do direito de que toda pessoa humana deve ter acesso à educação. Sendo que ao Portador de necessidades especiais deve ser respeitado suas capacidades e limitações, sem nenhum tipo de discriminação.

         Para se alcançar uma educação especial, é necessário mudanças estruturais e mudanças pedagógicas, o projeto pedagógico deve conter um programa de ensino especial e inclusivo.

         A educação especial procura atender as pessoas com necessidades especiais, o educador deve ser tecnicamente preparado para atender especificamente cada tipo de necessidade, o sucesso escolar valoriza o individuo e colabora com a sua aceitação na sociedade.

ALUNOS ESPECIAIS

            Há muito tempo vem se tentando quebrar o preconceito em torno daqueles com necessidades especiais, afinal eles devem ter os mesmo direitos de cidadãos considerados “normais”, portanto, podemos concluir que há muito a ser feito a respeito do assunto, seja através da conscientização da sociedade, seja através de iniciativas e investimentos públicos e privados no sentido de ampliar o alcance dos serviços, como a lei estabelece, contudo a implantação desses recursos ainda só se encontra em tese, sua prática ainda não foi alcançada. Mussi afirma:

“Que a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para o seu desenvolvimento.”[2]

         A sociedade exalta a beleza, a inteligência, e os portadores de necessidades especiais não se enquadram nesse estilo, então surge o preconceito, pois a sociedade cria rótulos, rejeita os que são diferentes. A sociedade deve reconhecer a diversidade, não só isso, mas também promover a integração das diferenças, respeitá-las.

         A escola deve se tornar um lugar de diversidade, deve promover a integração e o respeito nos relacionamentos sociais. A escola possui a capacidade de favorecer a compreensão entre os indivíduos, com isso acaba construindo um espaço de respeito entre as pessoas, o que muitas não ocorre, segundo Aquino:

“Apesar dos avanços e da evolução histórica, das conquistas legais dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, é comum ouvir nas escolas que os alunos não estão preparados, não tem condições para freqüentar determinada série ou determinada escola, o aluno não apresenta os requisitos mínimos para o trabalho exigido na escola, ou seja, os alunos que possuem tais características não são compatíveis com a escola.”[3]

         Apesar de toda teoria em torno das necessidades especiais, tratar desse assunto, sempre irá causar polêmica, trazendo à tona sentimentos de racismo, preconceito e egoísmo.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

         Apesar da grande quantidade de informações, não há a mesma quantidade que deveria haver de reflexões. Deve ser fornecido ao aluno um processo de socialização, mais abrangente do aquele vivido no ambiente doméstico, para aprender a conviver com as diferenças da sociedade.

         O processo de inclusão educacional baseia-se em princípios , e propõe praticas inclusivas da escola e sociedade.

 


Autor: Leonor Vieira Leite Rodrigues


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