Fatores que influenciam na decisão de compra de defensivos agrícolas em estabelecimentos agropecuários de Rolândia-PR
RESUMO EXPANDIDO
SALGUEIRO, Marcelo. Fatores que influenciam na decisão de compra de defensivos agrícolas em estabelecimentos agropecuários de Rolândia/PR. Ano de 2011. 121 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Marketing e Propaganda) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2011.
Professor Orientador: Fábio Rogério Regioli.
Este trabalho relatou o estudo das características dos produtores rurais da cidade de Rolândia. Foram analisados os fatores que os mesmos levam em consideração para escolher o estabelecimento com que compram os defensivos agrícolas. O estudo também averiguou se estes agricultores praticam a devolução das embalagens vazias de defensivos. Além disso, foram analisadas algumas lojas da cidade que comercializam agrotóxicos, se os seus gerentes/proprietários possuem conhecimento da legislação que trata dos defensivos agrícolas e se praticam alguma ação de marketing. Também analisou o processo logístico das lojas, e para tanto, foram realizadas duas vertentes de pesquisa, a primeira etapa teve o objetivo de avaliar os estabelecimentos agropecuários. Essa pesquisa ocorreu com proprietários/gerentes de lojas diferentes da cidade, e pôde-se observar a forma de atendimento, como a logística influencia na forma destas empresas trabalharem, o conhecimento dos entrevistados sobre a legislação e se estas praticam alguma ação de marketing. Por último, comparou-se a posição da loja em relação às embalagens vazias utilizadas e qual a orientação que cada uma dá para os produtores. Na segunda etapa foram aplicados questionários com os agricultores da cidade de Rolândia, a pesquisa traçou a opinião dos entrevistados, suas preferências, os hábitos de mídia, o que eles pensam sobre os preços, a qualidade dos produtos e do atendimento prestado. Com os resultados, pode-se traçar o perfil dos agricultores da cidade e indicar algumas ações para que estas empresas atendam melhor seus clientes.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Logística, Marketing Rural.