Mudanças no paradigma educacional: o uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação contemporânea.



Este artigo tem como objetivo analisar as transformações impostas à educação contemporânea a partir do uso das novas tecnologias no dia-a-dia do fazer educacional, neste início do século XXI, onde a sociedade do conhecimento exige uma nova ressignificação docente e educacional, que esteja pautada em um novo paradigma educacional, que entenda a educação como parte integrante de um todo interligado em rede e interdependente,sendo o conhecimento não um fim em si mesmo, mas uma ponte para a realização e emancipação do ser humano. Para tentar entender essas transformações educacionais, foram feitas pesquisas bibliográficas que abordam as idéias do novo paradigma educacional, baseado nas idéias da física quântica e na teoria da relatividade, bem como bibliografias que abordam temas relacionados às novas tecnologias da informação e comunicação e o uso destas dentro de um contexto educacional pautado na visão holística do ser humano. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, em livros e site que tratam do tema, principalmente com materiais produzidos nos últimos anos. Após tais leituras percebeu-se que para que aja uma melhoria na qualidade no processo de ensino e aprendizagem, não basta a inserção das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto educacional, sem antes haver uma mudança no paradigma que dá suporte ao projeto político pedagógico educacional.  

Download do artigo
Autor: Jairo Brizola


Artigos Relacionados


A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

Paradigma Educacional Emergente

Integração De Mídias No Contexto Educacional: Um Estudo De Caso

Tecnologização Da Educação Contemporânea.

A Importância Do Linux Educacional Na Vida Escolar

A ImportÂncia Das Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

Tecnologias Da Comunicação Para A Educação