A importância de ser vendedor dos tempos do escambo a geração “y”.



Os primeiros grupos humanos, em geral nômades, não conheciam a moeda e recorriam às trocas diretas de objetos (chamada de escambo) quando desejavam algo que não possuíam. Esses grupos, basicamente, praticavam uma exploração primitiva da natureza e se alimentavam por meio da pesca, caça e coleta de frutos. Num ambiente de pouca diversidade de produtos, o escambo era viável.                                                                                            Nos primeiros momentos históricos em que a divisão de trabalho começou a ser praticada, estruturaram-se primitivos sistemas de trocas, inicialmente baseados no escambo. Como ainda não haviam sido desenvolvidos sistemas monetários, as trocas realizavam-se em espécie – produto por produto, produto por serviço ou serviço por serviço. Praticando o escambo, um produtor que dispusesse de excedentes do produto “A” iria ao mercado para trocá-los por unidades de produtos “B” “B”, ”C” ou “D” ou outros produtos que, eventualmente, seriam mais importantes para a satisfação de suas necessidades do que os seus próprios excedentes disponíveis. No mercado, esse produtor deveria defrontar-se com outros produtores, que, dispondo de excedentes de “B” “B”, ”C” ou “D”, estariam dispostos a permutá-los por “A”. Assim, ele procuraria negociar com os que eventualmente tivessem necessidade dos excedentes de seu produto, realizando-se, então, as correspondentes trocas diretas em espécie.

Sendo assim, dês dos primórdios da humanidade mesmo ainda não existindo a figura da moeda a figura do VENDEDOR já era essencial haja vista que a base da troca levava a melhor quem sabia a negociar com mais sabedoria.

A importância de um vendedor!                                                                             Parte 2.                                             

Do escambo vamos dar um pulo grande para os anos 60, para os chamados Baby Boomers (nascidos após a segunda guerra mundial até a metade da década de 60), também chamados de geração Pós Guerra. Está geração não era abastada de informações e não dispunha de tecnologia e a comunicação era demorada e muitas vezes se perdia no tempo. Pois bem apesar de muita gente defender a ideia de que naquela época não havia tanta concorrência e por conta disto as coisas eram mais fáceis! Respeito está opinião, mas discordo em alguns pontos, naquela época a dificuldade de troca de informação a falta de tecnologia faziam com que o esforço empreendido pra realizar um negócio fosse bem maior. Um vendedor daquela época soava muito a camisa o lema era “No cabo da enxada e de sol a sol devendo meu dia”!                                                                                                         Sendo assim, está geração lutou muito para nos dias de hoje as novas gerações colherem frutos com mais facilidade.

A importância de um vendedor!                                                             Parte 3. 

Falamos da era do escambo, depois da geração Pós Guerra e agora vamos falar um pouco da Geração X (Nascidos até o final dos anos 70). Está geração assim como a geração passada também despendiam um esforço grande para a realização de um negócio.

Os grupos de pessoas que caracterizam esta geração são geralmente, chamados de líder no mundo do trabalho. Obtêm cargos elevados dentro de uma empresa, de forma rápida, graças a sua competitividade saudável. Assumem desde sempre a sua pouca formação na área de trabalho, e garantem, assim, o preferir. Uma vez com níveis altos de autoconfiança, com rápida capacidade de aprendizagem e com boa ligação à alta tecnologia, garantem no seu trabalho criatividade, inovação e resolução rápida de problemas.

É uma geração desconfiada por natureza neste mundo. São realistas em relação ao que o mundo do emprego tem para oferecer. Trabalham para viver, e não, viver para trabalhar.

O inicio da geração X já veio com mudanças na indústria, comercio, importação e exportação. A tecnologia já começava a ser uma realidade, mas bem distante dos dias de hoje. Como dito anteriormente a força despendida de um vendedor para formação de uma rede de relacionamento e conclusão de negócios tinha uma dificuldade assim como a geração passada. A dificuldade na transmissão de informação e demora na comunicação são fatores que prejudicavam a vida de um vendedor.

Todavia os indivíduos desta geração nos dias de hoje se beneficia de todo advento tecnológico juntamente com seu conhecimento empírico obtém resultados satisfatórios nos seus afazeres do dia-a-dia.

A importância de um vendedor!                                                             Parte 4

Falamos da importância de um vendedor na época do escambo na Geração Pós Guerra na Geração “X” e agora chegou à vez da Geração “Y”. (Nascidos a partir dos anos 80 até o final dos anos 90), e como alguns estão chamando, a Geração Pós-Google (Nascidos no século 21).

Esta é a geração dos nossos filhos e que estão chegando a uma época de mudanças extremamente rápidas quando se fala em tecnologia e sociedade digital. São também os chamados Nativos Digitais, pois vivem desde muito pequeninos cercados de bilhões de bytes de informação digital. “É muito comum ouvir gente falando “Puxa”, como estas crianças estão mais espertas hoje em dia”, e isto se deve ao simples fato da quantidade de informação ao qual são bombardeadas desde que nascem. 

As gerações passadas soaram muito a camisa para que a geração atual colhesse frutos com mais facilidade. A geração “Y” é difícil de liderar não é qualquer coisa que eles aceitam, trocam de emprego com facilidade. Mas o que isto tem haver com vendas? Costumo falar para esta gurizada usem a cabeça que ricos ficaram! Os negócios ficaram mais fáceis? Não! Dada a facilidade da comunicação com o efeito globalização posso até afirmar fácil não ficou! Entretanto está geração deixou o cabo da enxada de lado e está usando a tecnologia a seu favor! No ano de 1995 chega ao Brasil à internet juntamente com a comunicação móvel, caras inicialmente e hoje popularizadas! Este acontecimento é a grande marco da geração “Y” onde fica clara a mudança de geração e a promessa de um futuro melhor.

Um verdadeiro vendedor que sabe utilizar todo advento tecnológico a seu favor tem brilhantes resultados. Isto serve de alerta para gerações anteriores não fiquem apegadas no passado o mundo dos negócios mudaram as informações giram o mundo em poucos segundos a tecnologia tai pra quem quiser usar e sabendo usar ótimos resultados terão! Voltando a geração “Y”, mesmo tendo pouca experiência na área comercial até por conta da pouca idade usando a tecnologia a seu favor supera com facilidade a deficiência da experiência empírica. Qual é o desafio desta geração? Não é propriamente da geração “Y” e sim de quem lidera esta molecada! Teimosos por natureza, facilidade de arrumar emprego e de adquirir conhecimentos com rapidez  o desafio é saber liderá-los para formar futuros profissionais. Verdadeiros vendedores!

 A importância de um vendedor!                                                             Parte 5.

Falei da era do escambo até os dias de hoje com a geração “Y”. Mostrei a importância de um vendedor em cada geração. Hoje estamos na era da informação da tecnologia, aquele que souber utilizar com sabedoria todo advento tecnológico terá grandes resultados na sua vida profissional. Pare para pensar, existe algo que não passe na mão de um vendedor? Não!  Tudo passa na mão de um vendedor se você comprou um vendedor de vendeu, se você ganhou alguém vendeu para que você ganhasse e assim por diante. Concluindo tudo nesta vida passa por um vendedor e sabe o que mais a profissão que mais emprega no mundo é “VENDEDOR”. Antigamente vendedor era intitulado como ocupação, hoje mais não com cursos superiores, vendedor, passou a ser profissão. Pra falar bem a verdade ocupação ou profissão pouco me importa o que vale a pena mesmo é que sendo um ou sendo outro, quer ganhar bem! Seja um vendedor, mas não caia na vala comum de ser exatamente igual aos outros, seja diferente e se destaque no meio de uma montanha de gente!

Ser vendedor não é apenas carregar uma pasta ou ser um tirador de pedidos, ser vendedor é ser um encantador de clientes!

 

Obrigado

Cláudio Donato                                                                                              Presidente Prudente-Sp                                                                           E-mail: [email protected]

 

 


Autor: Claudio Donato


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