Gerenciamento de memória – troca de processos



A troca de processos nada mais é do que um esquema de gerenciamento de memória. Neste artigo entenderemos um pouco mais sobre o assunto.

Todos nós sabemos que atualmente os computadores possuem milhares de vezes mais memória que os computadores de antigamente, porém os programas crescem muito mais rapidamente que a memória, fazendo com que seja necessário um gerenciamento muito cuidadoso desta.

Existem dois métodos gerais para o gerenciamento de memória que podem ser usados. A técnica mais simples é a troca de processos, que consiste em levar e trazer processos do disco à memória. A figura abaixo ilustra o processo.

alt

Inicialmente o processo A é criado e enviado para a memória . Em seguida os processos B e C são criados ou trazidos do disco e também são enviados à memória. Logo após, é criado o processo D, mas não há espaço suficiente para ele na memória. Então o processo A é enviado para disco, dando espaço ao processo D. Porém o processo A precisa voltar à memória, para continuar seu processamento. Então o processo B é retirado para que o processo A volte. E assim segue todo o esquema.

Essa foi uma breve explicação sobre uma das diversas formas de gerenciamento a memória existentes, a troca de processos, que nada mais é do que trazer o processo todo para a memória, processá-lo e devolvê-lo ao disco.

 

 

 

 

Referências:

Sistemas Operacionais Modernos, Andrew S. Tanenbaum, Editora Pearson/Prentice Hall 2ª edição


Autor: Karyna Rocha Macedo Dourado


Artigos Relacionados


MemÓria E MemÓria Coletiva Na Perspectiva Zilda Kessel

A Tv Asa Branca Afiliada Da Rede Globo Manda Recado Para Bandido

5 Alimentos Para Ajudar Sua Memória

Cúmplice

Alfabetização, Leitura E Escrita E Suas Relações Com A Memória Escolar

MemÓria Virtual (paginaÇÃo E SegmentaÇÃo)

A Construção Da Identidade Docente