A Busca do Equilíbrio



O profissional em seus desafios atuais busca desenvolver competências, e crescimento contínuo. Entre palestras, treinamentos e consultorias prestadas, em diversos segmentos, tenho me deparado cada vez mais com pessoas desmotivadas, sem objetivos e com muitas reclamações. Passei a chamar esses comportamentos de "vitimismo", ou seja, as pessoas se sentindo vítimas de todas as cirscunstâncias, do mundo, de outras pessoas, e mais uma série de desculpas para fugir da responsabilidade que lhe compete.

Nosso presente é o resultado das escolhas realizadas no passado. O detalhe é que nem sempre estamos totalmente conscientes dos impactos gerados em cada escolha assumida. Sendo assim nossa dica é a busca da Auto-Gestão (Gerir a si próprio) para que possamos administrar nossas escolhas de forma mais assertiva e termos resultados mais positivos, hoje e no futuro.

A Auto-Gestão passa ser um processo contínuo baseado em 05 atitudes:

  1. Nossa Identidade – se faz necessário a auto-consciência. Quem somos, de onde viemos, uma parada de 5 minutos para refletir sua origem e todas as conquistas que já obteve até hoje. Valorizar o seu momento e definir novos objetivos e metas. Vale lembrar que temos uma vida e vários cenários: profissional, familiar, saúde, lazer, social, entre outros. Será que meus cenários estão equilibrados? Estou em débito com o que?
  2. Ciclo de Aprendizagem – Partimos então para a avaliação depotencial, buscar conhecer seus talentos e pontos que necessitam ser fortalecidos. Planejar e buscar ações específicas para o desenvolvimento de sua performance com diretrizes bem traçadas, específicas e com tempo de efetivação..
  3. Atitude – De nada adianta se não colocarmos as ações em prática. Muitos não obtém suas conquistas por uma série de medos que talvez nem cheguem a acontecer. Palavras como: difícil, chato, complicado, não sei, impossível... devem ser excluídas do vocabulário. A melhor dica é depois de planejado não ficar investindo tempo parado pensando...JUST DO IT. Outra coisa: qualquer viagem, com o mapa na mão, vale uma olhadela para monitorar e se necessário fazer a correção da rota. Nem sempre conseguimos achar o caminho certo na primeira tentativa.
  4. Tomada de decisão – Reflita sobre os prós e contras de cada escolha e os possíveis impactos gerados, será que está pronto para assumi-los? Escolher implica em abrir mão. Valorize a escolha, o foco deve estar no que conquistou e não o que teve de deixar para trás. Muitas coisas você só aprenderá fazendo. Assuma a responsabilidade de suas escolhas.
  5. Priorize Você – e por último mas não menos importante. Priorize seu tempo incluindo a você mesmo. Não se trata de tornar-se egoísta, mas com a visão de que você também é merecedor e precisa ser o primeiro a cuidar de você mesmo. Não podemos dar aquilo que não temos, então fica a sugestão: Fortaleça sua vida e por conseqüência conseguirá ajudar mais ainda as pessoas ao seu redor.

Quando passamos a entender a Auto-Gestão nossos sofrimentos diminuem, as coisas passam a ficar menos dolorosas, e o principal, valorizamos tudo o que já possuímos.

Então se por acaso estiver com alguns sintomas do "vitimismo", não perca mais tempo, tome as rédeas da sua vida!

Uma ótima semana e escolhas felizes.

Cleo Nascimento

[email protected]

11 5034-5118

Assista a palestra de mesmo título (também realizada in-company), consulte nossa agenda através de nosso site: www.renascimentum.com.br


Autor: Cleo Nascimento


Artigos Relacionados


Gestão Por Competências

Opções De Escolha

Água: Fonte De Vida

O Drama Da Perdição

E Agora, Lívia? - Desafios Da Liderança

Certezas E Incertezas

10 Dicas De Liderança Comportamental