Cidades Históricas de Minas Gerais



As principais cidades históricas mineiras situam-se ao longo da Estrada Real, que com mais de 1.400 quilômetros, é formada por 4 caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho do Sabarabuçu.

No auge da utilização da Estrada Real, erguiam-se às suas margens 178 povoações, sendo 163 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

O presente artigo apresenta um breve histórico das 8 principais cidades históricas de Minas Gerais: Diamantina, Serro, Mariana, Ouro Preto, Sabará, Congonhas, São João del-Rei e Tiradentes.
São descritas suas origens e principais atrações turísticas, com fotos para ilustrar cada uma.

Mariana faz parte da história do nascimento de Minas Gerais. Foi sua primeira vila, primeira cidade, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais.

No início do século XIX, Vila Rica deixa de ser a referência econômica do país, mas continua politicamente ativa. Em 1823 é elevada a capital da Província de Minas Gerais, passando a se chamar Imperial Cidade de Ouro Preto. "Ouro Preto" vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade. Com a proclamação da República, em 1889, Ouro Preto permanece como capital de Minas Gerais até 1897, quando é inaugurada Belo Horizonte.

O princípio da história de Sabará está ligado à descoberta de ouro na região em finais do século XVII e à presença do bandeirante Manoel de Borba Gato, que após a morte de Fernão Dias, permaneceu no Arraial da Barra do Sabará e veio a ser o seu primeiro guarda-mor. O arraial se tornou centro comercial estratégico, inicialmente como ponto de pousada para a travessia do sertão e depois ligado à Estrada Real.

O arraial de Congonhas do Campo surgiu em 1734 com a descoberta de ouro no leito do Rio Maranhão e proximidades. O nome dado ao lugar tem origem nas palavras tupi-guarani "Kõ" e "Gõi" e refere-se a uma erva-mate muito comum na região, significando "o que sustenta e alimenta".

Em 1701 teve início o arraial que daria origem à atual cidade do Serro, centro da exploração de ouro no norte de Minas Gerais. Em 17 de fevereiro de 1720 torna-se sede da Comarca do Serro Frio, abrangendo uma grande área da qual fazia parte todo o norte e nordeste da capitania. Foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Serro, por lei provincial de 6 de março de 1838.

Os índios botocudos guiaram os primeiros exploradores em busca de ouro pela região da atual cidade de Diamantina. Em 1714, foram encontrados os raros e preciosos diamantes na região do Arraial do Tijuco. O diamante até então só era encontrado nas Índias. Daí se compreende a importância da descoberta na época. Por volta de 1722 começou o desenvolvimento do povoado, sempre seguindo as margens dos rios que eram garimpados e o Arraial do Tijuco tornou-se o centro do Distrito Diamantino em 1730.

O antigo Arraial Novo do Rio das Mortes deu origem à cidade de São João del-Rei. Já próspera em 1713, a localidade é elevada a vila e recebe o nome de São João del-Rei em homenagem a Dom João V, rei de Portugal. Em 1714 é nomeada sede da Comarca do Rio das Mortes. Desde os tempos de sua formação, desenvolveu uma grande produção mercantil e de gêneros alimentícios, resultantes tanto da atividade agrícola, quanto da pecuária.

A cidade de Tiradentes originou-se do Arraial da Ponta do Morro, formado em inícios do século XVIII. Graças à abundância do ouro encontrado, o arraial desenvolve-se rapidamente, sendo elevado à categoria de vila em 1718, quando recebe a denominação de São José del-Rei, em homenagem ao então príncipe de Portugal, Dom José I. Em 1889, com a proclamação da República, recebe nova denominação, passando a se chamar Tiradentes, em homenagem ao herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier.

Download artigo completo. 


Autor: Sylvio Mário Bazote


Artigos Relacionados


A Revolta De Felipe Dos Santos Ou Vila Rica

Tiradentes

Atrativos De Belo Horizonte

Diamantina - Uma Viagem No Tempo

A InfluÊncia Dos Caminhos E Estradas Na ConsolidaÇÃo Da Malha Urbana De Diamantina, Minas Gerais.

O Distrito Diamantino: 1734-1821

Inconfidencia Mineira