O que são Sistemas Distribuídos



Um Sistema Distribuído é uma alusão à computação paralela, descentralizada realizada por dois ou mais computadores conectados através de uma rede, com  objetivo de concluir uma tarefa em comum.

 Um sistema distribuído é formado por um conjunto de módulos processadores interligados por um sistema de comunicação (cabos de rede ou canais de transmissão de dados). Como as aplicações são distribuídas, a redundância é uma grande utilidade, pois quando há problema com um dos componentes (processador) outro assume a tarefa em questão.

 A internet que conhecemos é um grande sistema distribuído, ela permite que usuários que podem estar em qualquer lugar do mundo. Façam o uso de serviços como e-mail, transferências de arquivos e transmissão de mensagens em tempo real.

 Sistemas distribuídos tratam também da interação de equipamentos com diferentes hardware e software e de diferentes fabricantes. Internet, telefones celulares, palms, redes wireless domiciliares, computação móvel e ubíqua são alguns exemplos.

 O compartilhamento de recursos é um forte motivo para construção de sistemas distribuídos. Os recursos podem ser gerenciados por servidores acessados por clientes ou podem ser encapsulado como objetos e acessados por outros objetos e clientes.

Os sistemas distribuídos garantem que toda informação esteja disponível para utilização dos usuários, Isto implica em dados e sistemas prontamente disponíveis através das redes.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Avaliação De Desempenho Em Sistemas De Computação

Investigação Forense Digital De Rootkits Em Sistemas Unix Comprometidos

Protocolo Comunicação Automóvel (can & Flexray)

Sem Comentário...

Órbitas Homoclínicas, Heteroclínicas E Caos

Fatboy Slim

Dinâmica Caótica Aplicada à Comunicação Digital