Algoritmos: quanto mais cedo aprende-los melhor.



Introdução

Atualmente, o Brasil é um país que cresce economicamente bem (mesmo a pesar da recente crise econômica). Ainda assim não encontra uma solução plausível para desenvolver a educação, que se encontra em um dos mais baixos níveis do mundo.

 

 

  O atual modelo do país consiste em um sistema antigo de educação, onde o aluno tem que ler livros cheios de informações compactadas, decorar o que lhe é solicitado e assim prossegue durante todo o ensino fundamental e médio.

 

 

Devido a esse tipo de aprendizado, quando os alunos entram diretamente em uma instituição de ensino superior, onde o método de aprendizagem é completamente diferente, a tendência é que tenham muitas dificuldades em se adaptar com as rotinas diárias, como também a complexidade dos projetos exigidos. Isso faz com que boa parte não chega nem a tenta ingressar na instituição, dos que conseguem alguns desistem durante o curso e o restante se forma após ter as dificuldades que poderiam ser evitadas se possuíssem uma base de ensino mais adequada.

 

 

Hoje em dia, com toda tecnologia que o mundo oferece às pessoas, exige cada vez mais o conhecimento dos usuários (tanto como profissionais como não profissionais),

é de se esperar que o modelo de ensino evolua e não fique se baseando em métodos antigos que simplesmente lhe da a informação, porém não mostra como desenvolvê-la e absorver o que é útil.

 

O problema não se resume a complexidade das tecnologias atuais, tem que ser observado também à velocidade com que a informações são geradas, trocadas e distribuídas perante os usuários, seja os que buscam mais informações ou mesmo os que buscam poucas (até os que não buscam também).

 

Um método que poderia alavancar o interesse dos cidadãos em aprender, a se manter informado e sempre desenvolver seu conhecimento seria través dos algoritmos.

 

 

Implementação

 

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten(raiz - conceito que se pode aplicar aos cálculos). Fonte: wikipedi.org

Ou seja, algoritmo é um método que é aplicado para resolver determinado tipo de problema. Uma espécie de “mapeamento” dos passos que ira seguir na resolução do mesmo.

 

 

Esse método, para ser aplicado, faz com que o usuário tenha que trabalhar constantemente a lógica, o raciocínio e a organização para não só chegar à solução, mas também aumentar criatividade no momento em que é decidido implementar algum projeto, seja pessoal ou profissional.

 

 

 

 

Nessa imagem é exemplificado um tipo de algoritmo no modelo de mais fácil de compressão, que é o fluxograma. Esta descrevendo o processo em que o Candeeiro de uma lâmpada não esta acendendo, se descreve assim:

 

 1ª parte pergunta-se se a lâmpada está enroscada.

- caso não esteja, solicita que Enrosque a lâmpada.

 

2ª parte pergunta-se se a lâmpada está fundida.

- caso esteja é solicitado que a troque.

 

Declarações finais:

 

O algoritmo é um modelo muito utilizado por profissionais em diversas áreas como, por exemplo, os médicos utilizam o fluxograma para preparar cirurgias e operações complexas, tem também os programadores que, inevitavelmente, precisam ter o conhecimento sobre essa ferramenta para poder desenvolver tanto os projetos como os softwares em si.

Enfim, se os alunos forem trabalhando durante todo o ensino fundamental e médio os modelos de algoritmos, com toda a certeza é de se esperar cada vez mais o aumento da capacidade tanto criativa, da tomada de decisão e o aumento do interesse de conhecimento que faz tanta falta em boa parte dos profissionais e usuário dos sistemas de ensino.

Introdução

Atualmente, o Brasil é um país que cresce economicamente bem (mesmo a pesar da recente crise econômica). Ainda assim não encontra uma solução plausível para desenvolver a educação, que se encontra em um dos mais baixos níveis do mundo.

 

 

  O atual modelo do país consiste em um sistema antigo de educação, onde o aluno tem que ler livros cheios de informações compactadas, decorar o que lhe é solicitado e assim prossegue durante todo o ensino fundamental e médio.

 

 

Devido a esse tipo de aprendizado, quando os alunos entram diretamente em uma instituição de ensino superior, onde o método de aprendizagem é completamente diferente, a tendência é que tenham muitas dificuldades em se adaptar com as rotinas diárias, como também a complexidade dos projetos exigidos. Isso faz com que boa parte não chega nem a tenta ingressar na instituição, dos que conseguem alguns desistem durante o curso e o restante se forma após ter as dificuldades que poderiam ser evitadas se possuíssem uma base de ensino mais adequada.

 

 

Hoje em dia, com toda tecnologia que o mundo oferece às pessoas, exige cada vez mais o conhecimento dos usuários (tanto como profissionais como não profissionais),

é de se esperar que o modelo de ensino evolua e não fique se baseando em métodos antigos que simplesmente lhe da a informação, porém não mostra como desenvolvê-la e absorver o que é útil.

 

O problema não se resume a complexidade das tecnologias atuais, tem que ser observado também à velocidade com que a informações são geradas, trocadas e distribuídas perante os usuários, seja os que buscam mais informações ou mesmo os que buscam poucas (até os que não buscam também).

 

Um método que poderia alavancar o interesse dos cidadãos em aprender, a se manter informado e sempre desenvolver seu conhecimento seria través dos algoritmos.

 

 

Implementação

 

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Outros autores, entretanto, defendem a origem da palavra em Al-goreten(raiz - conceito que se pode aplicar aos cálculos). Fonte: wikipedi.org

Ou seja, algoritmo é um método que é aplicado para resolver determinado tipo de problema. Uma espécie de “mapeamento” dos passos que ira seguir na resolução do mesmo.

 

 

Esse método, para ser aplicado, faz com que o usuário tenha que trabalhar constantemente a lógica, o raciocínio e a organização para não só chegar à solução, mas também aumentar criatividade no momento em que é decidido implementar algum projeto, seja pessoal ou profissional.

 

 

 

 

Nessa imagem é exemplificado um tipo de algoritmo no modelo de mais fácil de compressão, que é o fluxograma. Esta descrevendo o processo em que o Candeeiro de uma lâmpada não esta acendendo, se descreve assim:

 

 1ª parte pergunta-se se a lâmpada está enroscada.

- caso não esteja, solicita que Enrosque a lâmpada.

 

2ª parte pergunta-se se a lâmpada está fundida.

- caso esteja é solicitado que a troque.

 

Declarações finais:

 

O algoritmo é um modelo muito utilizado por profissionais em diversas áreas como, por exemplo, os médicos utilizam o fluxograma para preparar cirurgias e operações complexas, tem também os programadores que, inevitavelmente, precisam ter o conhecimento sobre essa ferramenta para poder desenvolver tanto os projetos como os softwares em si.

Enfim, se os alunos forem trabalhando durante todo o ensino fundamental e médio os modelos de algoritmos, com toda a certeza é de se esperar cada vez mais o aumento da capacidade tanto criativa, da tomada de decisão e o aumento do interesse de conhecimento que faz tanta falta em boa parte dos profissionais e usuário dos sistemas de ensino.

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