Automatizando rotinas no escritório e economizando tempo com o VBA no Excel



Atualmente, muitas empresas utilizam o Excel para controle de finanças, estoques, processos etc..., por se tratar de uma ferramenta conhecida, acessível e de aprendizado razoavelmente fácil, o que viabiliza a contratação sem a necessidade de um treinamento complexo, já que o contratado já tem noções básicas sobre a ferramenta.

Por não possuir um sistema que realize os processos que necessita, devido à falta de recursos para investir num sistema integrado, ou o mesmo surgimento de novas demandas, não previstas em sistemas já existentes. Seja qual for a justificativa, o processamento de informações com o Excel se mantém fortemente presente em organizações de todos os portes.

Uma maneira fácil e simples de otimizar tarefas repetitivas como a realização de filtros, classificações, formatações , etc... É a utilização do recurso de gravação de macros, que, para iniciantes, é a função ideal para ir tomando conhecimento sobre a programaçãi utilizada pela Microsoft para o Office.

Após iniciada a gravação da macro, tudo o que é realizado pelo usuário é gravado em código de programação. Então pode-se associar esta gravação a atalhos do teclado ou um botão personalizado no menu.

Para utilizar este recurso, será necessário antes habilitar a guia "Desenvolvedor" do Office, conforme segue explicação abaixo.

  1. Clique na guia Arquivo.
  2. Clique em Opções.
  3. Clique em Personalizar a Faixa de Opções.
  4. Em Personalizar a Faixa de Opções e em Guias Principais, marque a caixa de seleção Desenvolvedor.

Habilitada a guia desenvolvedor, basta clicar no botão "Gravar macro" disponível nela e fazer as gravações desejadas.

 


Autor: Leonardo Cardozo Brilhante


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Poesia

Mulher Ii

A Destinação Da Sabedoria

Minha InfÂncia

Inexplicável