O que é a pintura industrial e quando utilizá-la?



Pintura industrial é a técnica mais usada (e aprovada por órgãos especialistas) de proteção anticorrosiva em diversos tipos de materiais. Para utilizar essa técnica em qualquer superfície é necessário fazer previamente um estudo do esquema de pintura mais adequado, que é um tanto quanto criterioso, e diz respeito a quem vai executar o serviço e quais são os equipamentos necessários para a pintura ou quais os que serão protegidos por essa técnica.

O profissional de pintura industrial, nesse caso, deve ser muito bom e exato em seu serviço. Ele deve estar a par de conceitos como corrosão, esquema de pintura, materiais constituintes de uma tinta, pigmentos e diluentes, preparação da superfície para pintura, métodos de aplicação, retoques em esquemas de pintura, controle de qualidade, falhas e defeitos, entre outros – incluindo a parte burocrática do negócio, como documentação do sistema de qualidade e certificados de segurança e meio ambiente.

É possível utilizar da técnica de pintura industrial em várias frentes, com vários materiais. Os mais comuns deles são com o objetivo de limpar superfícies, criar rugosidades ou aumentar a área – três resultados que podem ser adquiridos com a técnica do jateamento abrasivo dentro da pintura de superfícies. Com a limpeza, o jateamento remove impurezas depositadas na superfície, incluindo pinturas envelhecidas (o que é o mais comum de ocorrer). A criação de rugosidade na superfície também é uma forma abrasiva de pintura industrial, uma vez que ao jatear a área da superfície é possível criar pontos de ancoragem para a pintura ou revestimento, aumentando consideravelmente a aderência na superfície do equipamento.

Por fim, a pintura industrial também permite o aumento de área da superfície, já que uma área trabalhada com jateamento abrasivo cria o chamado “efeito sanfona”, que é a percepção de ganho de área, um dos fatores mais positivos para a aderência de novas tintas ao equipamento, primers e revestimentos feitos sob sua superfície.

Para ser considerado um profissional de pintura industrial e mexer sempre com peças e tubulações é necessário fazer um curso da área antes de pegar no pesado. A profissão pode até parecer simples à primeira vista, mas tem diversos detalhes que podem fazer toda a diferença na concepção do produto final. No Brasil, um dos órgãos de ensino mais conceituados em seu curso de pintura industrial é o Senai, encontrado em diversas regiões do país e sendo um ótimo diferencial para quem deseja, realmente, entrar no ofício.


Autor: Joana Marques Pires


Artigos Relacionados


A Importância Da Tinta Industrial Para Grandes Estruturas

Deixe Suas Paredes Muito Mais Bonitas

A Divisão áurea Por Detrás Do Olhar De Mona Lisa

Marmorito

Paródia, Intertextualidade, Dialogismo E Carnavalização Na Poesia E Na Pintura.

Superfície Capazoide

Artistas Do Renascimento Italiano