A cultura nipônica no Brasil



A imigração japonesa no Brasil teve início com a chegada do navio Kasato Maru, no porto de Santos, em junho de 1908. Os 781 primeiros imigrantes, que estavam previstos no acordo imigratório entre Brasil e Japão, enfrentaram 52 dias de viagem. Vieram cheios de esperança e sonhos para realizar num país de cultura, idioma e clima totalmente diferentes do seu.   

Hoje em dia, os japoneses e seus descendentes chegam a 1,5 milhão de pessoas e a maior parte deles se encontra no estado de São Paulo, depois no Paraná, Mato Grosso e Pará.

Na cidade de São Paulo se encontra o famoso Bairro da Liberdade, hoje, referência da colônia japonesa. O bairro fica entre a Avenida Liberdade, a Rua Vergueiro, a Av. Brigadeiro Luís Antônio e a Rua Domingos de Moraes.  O local já foi palco de grandes lutas e o nome “Liberdade” surgiu na época da abolição dos escravos, antigamente o lugar era conhecido como “Campo da Forca”. Aconteceu que mais de 30 navios com imigrantes japoneses chegaram a São Paulo nos primeiros anos do século 20 e esses imigrantes foram se concentrando no bairro e dando cara nova ao lugar.  

Hoje em dia o bairro é moradia e ponto de referência da  colônia japonesa, não só na capital paulista, mas em todo o país. Lá você vai encontrar decoração, comércio, festas, restaurantes, hotéis, empórios e até casas de fabricação de tofu, enfim, tudo relacionado à cultura japonesa.

Fonte: Cupom Now


Autor: Cupom Now


Artigos Relacionados


EmigraÇÃo Japonesa No Brasil

Bairro Da Liberdade: Símbolo Maior Dos 100 Anos De Imigração Japonesa No Brasil

Meus Japoneses São Mais Queridos Que Os Japoneses Dos Outros

Emigração Japonesa No Brasil

A ImigraÇÃo No Brasil

Movimento Arnarquista No Brás

Saiba Mais Sobre O Rio!