O papel da ludicidade na educação infantil
No século XVIII as instituições de educação infantil francesas acolhiam as crianças pobres, abandonadas, as que sofriam maus tratos e os filhos de operários das fábricas, fundições e minas da Revolução Industrial. No entanto, era proposto que essas crianças recebessem um educação diferenciada voltada a ocupação e piedade (OLIVEIRA, 1995). As instituições infantis, incluindo as brasileiras, organizavam seu espaço e cotidiano escolar com referências na assistência,
De acordo com os PCNs a Educação Infantil deve considerar os aspectos da afetividade, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos de forma que as estratégias oferecidas contribuam e determinem o exercício da cidadania fundamentados no:
A princípio cabe acrescentar que as crianças têm direito, antes de tudo, de viver experiências prazerosas nas instituições. Nesse contesto entra a importancia da interação de práticas pedagógicas lúdicas para que ocorra o pleno desenvolvimento das crianças nos centros de educação infantil. O brincar e o aprender no mundo infantil se faz pela prática de brincadeiras, diversão e socialização.
Autor: Tereza Gomes Da Cunha
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