Criando inimigos dentro de casa



Quem não gosta de gatos? Geralmente quem gosta, gosta muito e quem não gosta, odeia. Pra quem gosta, o que faria se encontrasse um filhotinho de felino recém nascido pelo seu caminho, com aqueles olhinhos lacrimejantes e um miado que mal se escuta, uma verdadeira fofura. Certamente faria como eu já fiz algumas vezes, levaria pra casa e ele se tornaria parte da família. Mas se o felino a que me refiro fosse um lindo filhotinho de onça? Com muito dó e consciência chamaria o IBAMA.

Mas no começo do século XX, pessoas com dó do bichinho os levavam pra casa, pra criar como um bichinho de estimação, para se tornar parte da família. Mas é uma onça, e a onça é indomesticável. Algum tornam leões, tigres e outros grandes felinos como bichos de estimação, não é comum, lógico, alguns se arriscam, mas nunca se ouviu falar em domar a onça. Elas são extremamente ariscas. Quem se arriscava a criar uma onça pagavam uma conta alta. A bichinha até era mais mansa no começo, mas tinham geralmente uma reação inesperada.

Um rapaz encontrou um filhote e o trouxe para casa e só ele tratava do animal, alimentava, dava banho, mas logo ela cresceu e se viu a necessidade de coloca-la numa grade, mas naquele tempo só tinha como ser feita de madeira. E veio o tempo de  ir para o exercito, e el foi convocado para a guerra. Os cuidados foram dados aos pais, que a tratavam como ele a tratava, a alimentavam bem, pra que quando ele voltasse, a onça estivesse como ele deixou. A mãe dele que a alimentava todos os dias, e num descuido ao tentar colocar o alimento, a onça tirou as garras para fora da gaiola acertando a mulher no braço na parte interna, o rasgando da altura do cotovelo até o punho. Quantos centímetros tem a unha da onça? De cinco a 8 cm mais ou menos tem de tamanho a maioria dos grandes felinos. Deve ter acertado ate o osso. Os pais ainda entraram em contato com o rapaz avisando o que aconteceu e ele imediatamente autorizou a família que a matasse, sem dó, pondo fim a história.

Outro caso foi de uma família que criava a onça desde filhote e ela ficava solta, acompanhando a dona da casa pra onde ela ia, era sua companheira, aonde ela fosse. A onça ainda era bem pequena e fofa, juntas iam ao campo, ao rio, a granja. Com o tempo a onça cresceu mas ainda era mansa. Um dia elas saíram juntas como de costume, mas não retornaram, fizeram uma busca pelas duas, encontraram só a mulher no campo, de bruços e quando a levantaram lhe faltavam os dois seios, comidos pela onça que nunca mais foi encontrada. Como diziam, parece que não vale mesmo a pena ser amigo da onça.


Autor: Márcia Ferreira Marques


Artigos Relacionados


Amigo Da Onça

A OnÇa Fingiu Que NÃo Viu...

O Que Os Presidenciáveis Vão Beber No Dia Da Eleição?

A Saga Da Caetana

Eubúlides

O Amigo X Nosso De Cada Natal

Jogos De Animais