O conflito de gerações



RESUMO

O presente estudo tem por objetivo apontar os problemas causados pelo conflito de gerações em uma organização. Os perfis de trabalhadores disponíveis no mercado, atualmente, se tornaram dos mais variados, quanto à idade. O mundo corporativo reúne em si quatro faixas etárias distintas no mesmo ambiente de trabalho – profissionais com mais de 60 anos, de 60 a 50 anos, de 50 a 30 anos e os com menos de 30 anos. Os conflitos ocorrem porque a geração seguinte quer conquistar o seu espaço, lutar pelos seus valores. E a geração atual não admite ter seus valores questionados, comprometendo assim o diálogo, prejudicando o aprendizado, entre os mesmos. As Gerações X, Y e a recente Z, devem buscar a harmonia para alcançarem os objetivos das organizações. A presente pesquisa realizada através de consultas a trabalhos acadêmicos pretende indicar como os conflitos devem ser encarados como ponto de crescimento organizacional, uma vez que necessário para prevenir que a empresa entre em um processo de estagnação. Destaca-se como ação fundamental: a capacidade de gerir o que cada geração tem a oferecer e evitar que conflitos diretos aconteçam e prejudiquem a posição da organização no mercado.

 

Palavras chave: Conflitos. Gerações. Gestor.

 

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Autor: Ana Elisa Ribeiro Vieira


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