Biografia de Bob Marley



No dia 6 de fevereiro de 1945 nasce o menino Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, filho de Cedella Booker, uma garota negra de apenas dezoito anos, e do Capitão Norval Marley, um inglês branco de 50 anos de idade que por pressões familiares mal conheceu seu filho. Bob nasceu na cidade de Nine Mile, interior da Jamaica, mas  passou sua juventude, anos de formação pessoal, nos guetos de Kingston, onde se voltou para a música. Morar em uma favela tornou Bob, que só estudou até os dez anos de idade, uma pessoa consciente das desigualdades e problemas sociais enfrentados por sua comunidade. Através de suas canções se tornou a maior expressão do seu gênero, o reggae, voltando sua vida para a transmissão da paz e do amor. Influenciando toda uma geração com seu estilo repleto de conteúdo emocional.

Bob Marley, o “Rastaman” que aos 36 anos virou um mito, deixou a vida para enfeitar camisetas, bottons, cartazes em passeatas, artes de rua e post’s em redes sociais com suas frases. Bob segue sendo referência para artistas e fãns do mundo todo, ligados ou não ao genêro reggae.

A mais completa biografia de Bob Marley, “Queimando Tudo”, do jornalista Timothy White, destrincha a vida do rei do reggae,da infância às brigas pela herança. Além de revelações sobre a vida de Bob, White faz uma compilação de toda a discografia e músicas gravadas. “Queimando Tudo é muito mais do que um simples relato da vida do astro do reggae” – revista Rolling Stone.

Entre 1978 a 1980 foi concedido a Bruce Talomon, fotografo profissional, acesso sem restrições ao palco, camarim e a rotina de Bob. O resultado de dois anos ao lado do astro é visto no livro “Spirit Dancer”. Talomon buscou momentos espontâneos que dificilmente se veria de Marley. Além de imagens o livro traz algumas Frases de Bob Marley.


Autor:


Artigos Relacionados


O Reggae Roots Da Tribo De Jah

Casa De Veraneio De Bob Marley é Transformada Em Resort

Bob Marley E Sua Corrida Contra O Tempo

O Museu Bob Marley

Jamaica, Terra De Bob Marley

A Morte Não é O Fim - Artistas Continuam Vendendo Discos E Faturando Depois De Mortos

A História De Bob Marley