Aprendizagem com mobilidade: uma reflexão sobre o tema.
APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE: uma reflexão sobre o tema.
ALTINA COSTA MAGALHÃES
EM 30/06/2012
Vive-se em meio a profundas transformações sociais a partir da inserção das tecnologias digitais na sociedade, o que acaba deixando a todos perplexos. Nesse contexto desenvolvem-se novos modelos educacionais na tentativa de suprir as ineficiências do processo ensino aprendizagem atual, especialmente na maioria das escolas públicas. A mobilidade das pessoas, dos objetos e das informações no espaço físico-geográfico contribui para o surgimento de novas formas de educar pelo uso das tecnologias móveis sem fio . Essa vertiginosa evolução e utilização das tecnologias digitais provoca nos indivíduos transformações e novas concepções de ciências, de educação, enfim de mundo e ainda leva os mesmos a conviverem com a ideia de que se pode aprender a vida toda em qualquer tempo e espaço.
Surgem então novas concepções de conhecimento, de ensino e de aprendizagem que exigem que as instituições educacionais repensem suas funções e consequentemente a necessidade de transformar-se para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade. E todos os educadores devem pensar na possibilidade de tornarem-se protagonistas das inovações que as instituições educacionais deverão efetivar do dia-a-dia de suas práticas docentes. Ressalta-se que pensar na possibilidade de protagonizar tais inovações nessas escolas inseridas nesse contexto social dominado pelas informações advindas através das tecnologias digitais implica para os educadores estudar para aprender o manuseio das tecnologias com eficiência, coerência e responsabilidade.
Na prática sabe-se que isso só acontecerá se realmente houver compromisso não só dos professores, mas sobretudo dos agentes governamentais para auxiliar os professores na árdua tarefa de proliferar as mídias digitais no contexto escolar, ainda dominado pelas mídias impressas. É preciso um conjunto de ações a ser adotadas pelos organismos responsáveis pelo processo educacional a fim de oferecer aos educandos uma educação de qualidade compatível com as exigências do mercado de trabalho na sociedade atual.
Essas ações só se efetivarão mediante preparação dos professores via cursos que possibilitem aos mesmos a utilizarem as mídias nos diferentes níveis e modalidades de ensino. É necessário também que além de oferecer cursos de capacitação para aquisição de competências e habilidades na utilização das mídias digitais móveis que os governos em todas as esferas tragam para dentro das escolas em quantidade suficiente para atender a demanda, os equipamentos digitais de informação, a fim de que todos os professores possam utilizar com seus alunos na realização de projetos interdisciplinares que visam solucionar questões ligadas à realidade social dos alunos.
A inserção, a manutenção e a utilização eficiente e significativa dos equipamentos tecnológicos digitais, bem como a preparação de todos os professores devem tornar-se prioridade dos governos; municipal, estadual e federal. Deveria também tornar-se papel do Ministério Público fiscalizar para verificar se essas ações estão sendo implementadas nas escolas pelos governantes, a fim de garantir que os educandos tenham acesso a uma educação de qualidade voltada para atender aos anseios de uma sociedade dinâmica que requer uma aprendizagem mediada pelos recursos tecnológicos digitais. Quando se fala em preparação de educadores não se deve ter em mente treinamento, mas sim, uma formação contínua, uma vez que as mídias, também estão em processo contínuo de evolução, essa formação deve ter o propósito de educar o professor para viver, trabalhar e se comunicar com eficiência nessa sociedade conectada por links, nós, textos e hipertextos.
Essa prática de formação continuada de professores deve ter sua ação ampliada para além-muros da escola, num processo constante e contínuo de formação à distância eliminando as barreiras de tempo e espaço, onde todos interajam dinamicamente para o seu desenvolvimento numa perspectiva dialógica e colaborativa a fim de transformar o ensinar e o aprender através das mídias digitais móveis.
Nessa perspectiva de educação o educador deve assumir a mediação: professor-aluno-mídias-informação-conhecimento de forma desafiadora, porém autônoma, reflexiva, crítica e criativa, enfocando sua prática na busca de novas aprendizagens para si objetivando viabilizar uma tomada de consciência de pais alunos, e sociedade para um novo fazer pedagógico aberto a novas interconexões, nas quais as informações possam ser trabalhadas para transformar-se em conhecimento através do uso mediado das tecnologias digitais para permitir aos educandos a continuarem aprendendo mesmo estando fora do contexto da sala de aula.
Autor: Altina Costa Magalhães
Artigos Relacionados
Possibilidades De Integração Das Mídias
As Tecnologias No Contexto Escolar
As MÍdias Na ProduÇÃo De Material PedagÓgico E A InclusÃo Digital
O Uso Das Mídias Nas Escolas
ReflexÃo Sobre A PrÁtica PedagÓgica
Reflexão Sobre Produção De Material Pedagógico
Docência Do Ensino Superior E A Educação à Distância