A importância dos blogs como recurso pedagógico



A  IMPORTÂNCIA DOS BLOGS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

ALTINA COSTA MAGALHÃES

EM 30/06/2012 

O blog é um meio de comunicação digital democrático, que atende a múltiplas necessidades de expressão de ideias, comunicação com o uso de múltiplas linguagens, desenvolvimento de processos de interação por meio de palavras, sons, imagens e vídeos, sobre temas de distintas áreas do conhecimento, ou de assuntos do cotidiano e atividades sociais. Criados no modelo dos antigos diários, só que esses eram secretos e os virtuais são públicos e como fazem parte da rede mundial de computadores, qualquer pessoa que digite seu endereço eletrônico pode acessá-lo. Para Suzana Gutierrez, da UFRGS. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes” Para entendermos melhor as funcionalidades dessa interface, é importante saber que um blog é uma página da web, com representações gráficas colocadas em ordem cronológica inversa, de forma que a anotação mais recente é a que primeiro aparece.

É uma ferramenta que existe desde 1990, mas sua notoriedade só veio a partir de 2001. Pode ser criado por indivíduos ou grupos, seu nome é a junção de web =rede+log.=diário de bordo ou diário online. Em torno de um blog tem sempre uma comunidade de leitores dos assuntos postados no blog. Eles possuem links que levam a outros blogs.

 Vocábulo usado para agrupar a totalidade dos blogs é blogosfera. Eles podem ser agrupados por assuntos, links, ou referências.  Há blogs temáticos, pessoais, colaborativos e fotologs (flogs) Os audioblogs (podcasts) e os videologs (vlogs). Na esfera educativa, são chamados de edublogs.

Os edublogs são páginas na internet ou aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração que tem a capacidade de instigar a participação do público estudantil, pois é uma ferramenta eletrônica de expressão virtual, individual ou coletiva de fatos e ideias. É um espaço colaborativo de disseminação de informação, e conhecimento de forma veloz, de fácil construção e atualização, o mesmo instiga à leitura, debate, a produção textual. Por ser capaz de ultrapassar as barreiras escolares o seu uso no processo ensino aprendizagem, torna-se relevante, pois permite os “posts” e a divulgação dos trabalhos dos alunos que compartilham suas aprendizagens através da leitura, da crítica, pesquisa, da produção de escritos, da criação, e manutenção do blog ou edublog que nada mais é do que uma espécie de software social sobre o qual citar--se-á, sete motivos para que seja utilizado como recurso didático pedagógico no processo de ensino aprendizagem em qualquer série/ano, ou área do conhecimento, isso segundo Betina Von STTA.

  • Ø É um ambiente divertido;
  • Ø Aproxima educandos e educadores;
  • Ø Permite análise e reflexão sobre os “posts;”
  • Ø Favorece a ligação de professores e alunos com acontece no mundo virtual, e na realidade social;
  • Ø Amplia os trabalhos escolares;
  • Ø Permite a troca de experiências entre alunos da mesma escola e de outras escolas;
  • Ø Torna as produções dos alunos visíveis ao público além-muros da escola.

Os aluno/internautas, através da ferramenta blog/edublog/educablog saem do anonimato e se mostram para o mundo, tornando-se cidadãos críticos e agentes da sociedade e estes reflexos positivos ou não, são manifestados também, no mundo real. Para MORAN (2006): “a escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos. Não precisamos romper com tudo, mas programar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade”.

No portal do professor, há inúmeras sugestões de blogs tendo feito análise de alguns os que me chamaram a atenção foram” LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA” é um blog educacional que trás em si um rol de comentários e sugestões metodológicas para proporcionar leitura e escrita escolar. E ajuda os educandos a ler infográficos para desenvolver em si diferentes processos cognitivos que os levem a compreender a relação imagem/texto. “PORTUGUÊS? É FÁCIL” é um blog recheado de informações alusivas à língua portuguesa e sua estrutura, dicas, curiosidades e orientações sobre a língua. “RESPOSTA RÁPIDA” nesse blog o usuário tira dúvidas, sobre a utilização correta da língua portuguesa através de pergunta enviada o usuário recebe rapidamente a resposta.

REFERÊNCIA

GUTIERRE, Priscilla Brossi, Blogs na sala de aula Cresce o uso pedagógico da ferramenta de publicação de textos na Internet. 09/03/2006, p.01. Disponível em:

http://www.educared.org/educa/revista_educarede/especiais.cfm?id_especial=221


Autor: Altina Costa Magalhães


Artigos Relacionados


Projeto Interblog

O Marketing Digital Sabe Da Importância Dos Blogs

A Utilização Do Blog Na Educação

Blog: Ferramenta De Comunicação E Publicação, Como Recurso Didático Em Sala De Alula

Utilizando O Computador- Projeto De Ensino:minha Leitura Infanto-juvenil Impressa, Minha Escrita Digital.

Poema Dos Blogs Atrativos E De Sucesso

Resumo Do Texto A RelaÇÃo Escola/sociedade Como Eixo Estruturador Do CurrÍculo