Família: Uma Base Social e Educativa



FAMÍLIA UMA BASE SOCIAL E EDUCATIVA

  A família é de fundamental importância para o desenvolvimento de um sociedade  em plena  transformação social educativo, assim a família e a escola devem caminhar com o  mesmo propósito interagindo com uma participação assídua na escola. Neste sentido a educação é a base social do cidadão  em constante evolução,  para que ele tenha conhecimento didático e pedagógico colocando em pratica tudo que aprendeu na escola.

 O objetivo geral é desenvolver o espírito critico do cidadão conscientizando a família  como é  importante  a sua  presença na escola. Com tudo se faz necessário  uma relação consciente  entre escola e família, essa é uma  preocupação constante  entre os gestores, que articula  com uma reflexão sobre a importância da participação da família no ambiente escolar. Numa dimensão especifica: ampliar com uma ação dialógica  palestras que conscientize os pais de  que a educação de seus filhos deve ser uma prioridade de vida.   São duas instâncias importantes que devem partilhar  essa responsabilidade  principalmente a família, que é considerada um  alicerce  seguro  no ensino  aprendizagem  de seus filhos no desenvolvimento educativo.

 A família é uma base de construção   que proporcionam uma relação natural entre a criança e o ambiente escolar. São elas que decidem desde cedo, o que os filhos precisam aprender e quais as instituições devem frequentar.

A partir desta problemática definiu-se como tema: Gestão escolar numa perspectiva democrática escola e família uma parceria indispensável na construção de uma sociedade, que depende das ações coletivas que oportunizem a participação e a cooperação da família especificando a importância do dialogo entre ambas.

É nesse contexto que a relação escola e família ganham força, encontrando o suporte necessário a realização de mudanças que garantam experiências de sucesso na vida acadêmica e social do aluno. Entretanto a importância desta parceria faz necessário demonstrar com carinho, entusiasmo, igualdade, respeitando sempre as escolhas que seus filhos farão no futuro, assim se estabelece uma  relação  construída na  confiança mútua, utilizando o tempo de convivência para dividir sonhos, expectativas, e experiências, com essa visão as pessoas se tornam mais humanas aprendem a viver em sociedade.

Portanto é preciso articular os mecanismos de estímulos com ênfase na melhoria da qualidade de ensino, buscando  a participação da família  na valorização e formação permanente de todos os profissionais da educação visando a disseminação da educação como prática social voltada para um processo de mudança.

Dado o exposto, é notório que muitos teóricos, baseiam-se em suas pesquisa no campo da família e escola, apontam fatores que ajudaram os gestores a atuar com consciência na articulação dialógica para promover uma interação participativa da família  na escola .sendo assim a metodologia aplicada constou em uma experiência  vivenciada na escola  que sentem essa mesma dificuldades de envolver a família nos assuntos educativos de seus filhos.


Autor: Euzimar De Oliveira Martins


Artigos Relacionados


''disciplina E Limites Na Educação Básica E Na Família''

Família Na Escola: Convivência Escolar E Familiar

ParticipaÇÃo Da Familia No Âmbito Escolar: Um Fator Primordial No Desenvolvimento Do Educando

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.

A Importância Da Família Na Aprendizagem

Escola X Família No Contexto Escolar

A Interação Entre A Escola E A Família: Um Problema Iminente E Desafiador