Família: Uma Base Social e Educativa
FAMÍLIA UMA BASE SOCIAL E EDUCATIVA
A família é de fundamental importância para o desenvolvimento de um sociedade em plena transformação social educativo, assim a família e a escola devem caminhar com o mesmo propósito interagindo com uma participação assídua na escola. Neste sentido a educação é a base social do cidadão em constante evolução, para que ele tenha conhecimento didático e pedagógico colocando em pratica tudo que aprendeu na escola.
O objetivo geral é desenvolver o espírito critico do cidadão conscientizando a família como é importante a sua presença na escola. Com tudo se faz necessário uma relação consciente entre escola e família, essa é uma preocupação constante entre os gestores, que articula com uma reflexão sobre a importância da participação da família no ambiente escolar. Numa dimensão especifica: ampliar com uma ação dialógica palestras que conscientize os pais de que a educação de seus filhos deve ser uma prioridade de vida. São duas instâncias importantes que devem partilhar essa responsabilidade principalmente a família, que é considerada um alicerce seguro no ensino aprendizagem de seus filhos no desenvolvimento educativo.
A família é uma base de construção que proporcionam uma relação natural entre a criança e o ambiente escolar. São elas que decidem desde cedo, o que os filhos precisam aprender e quais as instituições devem frequentar.
A partir desta problemática definiu-se como tema: Gestão escolar numa perspectiva democrática escola e família uma parceria indispensável na construção de uma sociedade, que depende das ações coletivas que oportunizem a participação e a cooperação da família especificando a importância do dialogo entre ambas.
É nesse contexto que a relação escola e família ganham força, encontrando o suporte necessário a realização de mudanças que garantam experiências de sucesso na vida acadêmica e social do aluno. Entretanto a importância desta parceria faz necessário demonstrar com carinho, entusiasmo, igualdade, respeitando sempre as escolhas que seus filhos farão no futuro, assim se estabelece uma relação construída na confiança mútua, utilizando o tempo de convivência para dividir sonhos, expectativas, e experiências, com essa visão as pessoas se tornam mais humanas aprendem a viver em sociedade.
Portanto é preciso articular os mecanismos de estímulos com ênfase na melhoria da qualidade de ensino, buscando a participação da família na valorização e formação permanente de todos os profissionais da educação visando a disseminação da educação como prática social voltada para um processo de mudança.
Dado o exposto, é notório que muitos teóricos, baseiam-se em suas pesquisa no campo da família e escola, apontam fatores que ajudaram os gestores a atuar com consciência na articulação dialógica para promover uma interação participativa da família na escola .sendo assim a metodologia aplicada constou em uma experiência vivenciada na escola que sentem essa mesma dificuldades de envolver a família nos assuntos educativos de seus filhos.
Autor: Euzimar De Oliveira Martins
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