XML: Como linguagem de marcação, utilizada principalmente para classificação e organização de dados



RESUMO

Atualmente ao desenvolver uma aplicação (programa ou software) existe a necessidade de utilização de um banco de dados para melhor com isso poder organizar e armazenar os dados que poderão ser solicitados. Com isso comunidades vêm intensificando cada vez mais seus estudos, para tentar encontrar a melhor maneira ou tecnologia disponível para alocar dados. Devido os bancos de dados existentes possuírem características e estruturas diferentes, não é uma tarefa fácil saber que ferramenta utilizar. Pensando nisso, foi desenvolvida a linguagem XML (Extensible Markup Languagem) que é uma tecnologia consolidada pela W3C (Word Wide Web Consortium), com a finalidade de gerar linguagem de marcação para necessidades especiais. Seu propósito principal é facilitar o compartilhamento de informação através da internet. A principal característica é servir de infra-estrutura para padronização de diversas linguagens, servindo assim, como molde para organização e marcação das informações dentro de um banco de dados ou sistema qualquer, sendo simples e flexíveis. Hoje esta se tornando bastante utilizada, ela pode ser percebida facilmente em documentos de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e, DANFES, etc.), além de já ser muito utilizada em estruturação de dados para amostragem de informação. Junto com JSON outra linguagem de marcação, o XML tornou-se uma das linguagens mais usada nas transferências de dados entre plataformas distintas (sistemas operacionais diferentes), ou para uma simples aplicação web.

A linguagem HTML, com ou sem formulários, não fornece qualquer estrutura para as paginas da Web. Ela também mistura o conteúdo com a formatação. A medida que o e-commerce e outras aplicações se tornam mais comuns, há uma necessidade crescente de estruturar paginas da Web e de separar o conteúdo da formatação. Por exemplo, um programa que pesquisa a web em busca do melhor preço para algum livro ou CD precisa analisar muitas páginas da web procurando pelo título e preço do item. Com páginas da web em HTML, e muito difícil um programa descobrir onde esta o título e onde esta o preço.

Por essa razão, o W3C desenvolveu um aperfeiçoamento para a HTML, a fim de permitir que as páginas da web sejam estruturadas para processamento automatizado. Assim, criou uma nova linguagem para esse propósito, chamada XML descreve o conteúdo da web de uma forma estruturada (Andrew S.Tanenbaum, 1997).

Este artigo visa apresentar ao leitor, o motivo pelo qual se utilizar o XML como padrão para marcação e organização de dados mesmo em heterogêneos bancos de dados.

Download do artigo
Autor: Haelton Antonio Serrão De Carvalho


Artigos Relacionados


Xml

Estrutura De Dados - Filas E Pilhas

Recuperação De Dados Utilizando A Tecnologia Flashback No Banco De Dados Oracle

Nutrifree Solução De Apoio A Nutrição Clínica

Vantagens Na Utilização Do Oracle Golden Gate Na Replicação

Desenvolvimento De Um Chatterbot / Chatbot

Aprendendo A Ensinar