Dificuldades de aprendizagem na educação infantil (series iniciais)



Dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil (Series iniciais) 

Sou educadora há seis anos, mas com pouco tempo de experiência, me deparei com dificuldades de aprendizagem em crianças. I  sto porque boa parte das crianças apresentam um nível de aprendizagem além do esperado entre série-idade. Além disso, têm-se as dificuldades na leitura, escrita, pensamento matemático, baixa auto-estima, falta de concentração e compreensão, entre outros.

Em função da importância que a aprendizagem assume na existência humana e da constatação dos problemas enfrentados pelas crianças durante esse processo dinâmico e recíproco que se estabelece entre o homem e seu ambiente, muitas têm sido as pesquisas realizadas na área das dificuldades de aprendizagem. Grande parte delas focaliza habilidades consideradas instrumentais para a vida social e acadêmica de um indivíduo.

Gerar uma reflexão sobre a postura do profissional da educação, diretamente do professor é importante. Diante de tudo que temos presenciado na educação publica e particular, precisa-se ter em mente uma mudança.

Esta mudança precisa estar ligada à evolução do aluno enquanto cidadão, sujeito do processo. Não esta dizendo que à professora é culpada pela educação que temos hoje, com múltiplas repetências, evasões e tantas outras palavras “feias” que escutamos.

Mas a situação, esta levando a educação a patamares muito baixos, que esta contribuindo para divisão de classes, onde existem pobres e ricos; onde os ricos têm acesso à boa educação e os pobre não.

Que cada vez, crianças estão passando de ano sem saber ler e escrever, que é o básico.

Crianças que chegam a 1ª Fase do 2º Ciclo e 2ª Fase do 2º Ciclo , sem saber ler e escrever sozinhos. Isso é educação de qualidade?

A escola nunca deve pensar que é impossível mudar ou transformar um aluno, pois caso pense assim, deixam de cumprir a sua nobre função.

Cabe a ela produzir mecanismos que apóiem os alunos no sentido destes, modificarem atitudes e comportamentos indesejáveis e criar equipes preparadas para acompanhas e orientar os alunos durante todo o seu percurso estudantil. È necessário que nós, enquanto profissionais da educação; procurar compreender o que está acontecendo com o aluno de hoje e tentar identificar através das análises e do conhecimento as causa das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Procurar conhecer quais são os distúrbios que afetam este aluno para um melhor encaminhamento a um tratamento de acordo com a sua necessidade na maioria das vezes estes distúrbios são de diagnostico extremamente complexos. Ao longo da pesquisa sobre a dificuldade de aprendizagem constatou-se que é  preciso conhecer, estudar, diagnosticar e saber como a criança deverá ser trabalhada. Observousse também, que nas escolas ocorrem buscas de soluções rápidas para o aluno que tem dificuldades, nem sempre isso  seja possível,porque requer dos agentes da educação,o conhecimento de sua historicidade, análise do comportamento e o diagnóstico apropriado. Vale destacar, que a presente pesquisa sobre dificuldade de aprendizagem, não é um assunto, concluído e merece ser investigado de forma mais ampla pelos profissionais da área; em busca de novas descobertas e melhores respostas e, neste contexto, encontramos orientações mais presas e novos enfoques a respeito desses assuntos. 

Prof. ª. Pedagoga Eloide Aparecida Carvalho -Especialização em Piscopedagogia.

Download do artigo
Autor: Eloide Aparecida Carvalho


Artigos Relacionados


Dificuldades De Aprendizagens

Contar Histórias Estimula A Aprendizagem Nas Séries Iniciais

''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

As Dificuldades De Aprendizagem E A Necessidade De Adaptações Do Currículo Escolar