A força da capacitação nos resultados



A força da capacitação nos resultados


Capacitação e treinamento são investimentos necessários para o resultado das empresas, mesmo que muitas continuem a crer que se trata de despesa e que, como tal, possa ser evitada.

Nossa visão sobre esse tema vai muito além das ações mais comuns que, normalmente, se baseiam em treinamentos operacionais para as equipes.  Pode-se começar por aí, mas persistir nessa diretriz é absolutamente inapropriado, uma vez que o operacional, numa empresa, é o final do processo e, com isso, os programas se transformam em meros adestramentos, que tem vida útil muito limitada e não promovem nenhum aspecto de mudança no comportamento das equipes e, por consequência, nos resultados das empresas.

Se quisermos equipes engajadas e que façam com que as estratégias definidas aconteçam de fato, é importante que o envolvimento delas comece por aí. Como esperar mudanças e melhorias se as pessoas não conhecem o destino a que se quer chegar?

A capacitação do capital humano deve sempre ser vista como um processo de gestão estratégica, portanto fundamental.

Toda empresa deve ter sua estratégia bem definida,  com seus processos claros e bem desenhados. Só então poderá definir quais os perfis dos gestores desses processos, para poder garantir que esses mesmos gestores estejam plenamente capacitados para suas funções. Vale lembrar que, dentre essas funções, nem todas são operacionais, sendo necessária a capacitação nas competências e valores da empresa, antes de qualquer coisa. E que, operacionalmente, novas estratégias exigem novo olhar, comportamento, visão e comprometimento com os resultados esperados.

Investir em desenvolvimento de equipes é transformar um grupo de pessoas em um time integrado, que atua conforme as estratégias e age de acordo com os processos.

Não existe mágica e nem a menor possibilidade de mudar a empresa sem o envolvimento das equipes em todos os passos do seu planejamento estratégico.

Para cada empresa cabe um programa único e específico, descartando-se os chamados “treinamentos de prateleira”. Podem ser mais baratos, mas trazem menores resultados, se é que trazem!

Como um terno ou vestido sob medida, sua empresa precisa de conteúdo talhado às suas necessidades, expectativas e capital humano.

A importância da consultoria gestão empresarial como instrumento estratégico para um modelo de gestão interna eficaz e integrado, consulte maiores informações contate conosco.

 

 

http://www.vecchiancona.com.br

Estratégica em Gestão de Franquias e Negócios

Tel: (55) 11 38419676

São Paulo, Brasil.

 


Autor: Vecchi Ancona


Artigos Relacionados


Indicadores Para Uma Gestão Saudável

Sua Empresa é Um Veleiro

O Que é A Gestão Estgratégica?

Palestras Motivacionais, Palestrantes, Treinamentos In Company: Nmj Nm

Análise Da Aplicação Da Gestão Por Processos

Planejamento E Replanejamento : Modelo De Gerenciamento Empresarial

Por Que Programas Motivacionais Não Dão Certo