Jogos e recreação na escola



Os jogos e as recreações são espaços privilegiados para o desenvolvimento da criança e para seu aprendizado, especialmente na educação infantil, de 0 a 6 anos de idade, etapa na qual a criança começa a construir sua identidade e a socializar-se. A maior importância dos mesmos está em desenvolver na criança aspectos cognitivos, afetivos e sociais, fazendo com que a criança de forma lúdica construa conhecimento e que o aprendizado seja prazeroso e natural. A recreação promove a participação da criança individualmente ou no coletivo em ações que melhoram a sua convivência e afirmam valores essenciais para uma boa vivencia em sociedade. Recreações permitem satisfazer o espírito estético, evidenciando e construindo a criatividade da criança. É uma forma prazerosa de aprender e de se divertir, é um momento de lazer, que contribui de maneira significativa para a formação humana da criança. Participando da cultura da sociedade em que vive e percebendo-se como membro integrante do seu meio social, a criança torna-se responsável pela ação que realiza e apresenta maior criatividade para solucionar os problemas que lhe surgem, isso é possível através de atividades de recreação e através de jogos. O jogo é uma atividade física e/ou mental que favorece a socialização e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras diversas, afim de promover atitudes saudáveis, melhoras no proficienciamotora, maiores possibilidades de aderência a um estilo de vida ativo e melhora a auto-estima, aumentando a confiança da criança. O jogo permite uma assimilação e uma apropriação da realidade pelas crianças. É fundamental para o desenvolvimento de aptidões físicas e mentais na criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes, descubra sua personalidade e aprenda a viver em sociedade. Portanto, tanto o jogo quanto a recreação são de máxima importância, pois possibilitam o desenvolvimento integral da criança, fazendo com que ela se desenvolva afetivamente, conviva socialmente e opere mentalmente. Então, é muito importante que educadores utilizem jogos e recreações em atividades escolares com as crianças. Tendo bem definidos os objetivos a alcançar e sabendo adéquá-los a faixa etária e ao momento educativo. Assim, o educador estará, ao trabalhar com jogos e recreações, desenvolvendo as potencialidades da criança e ensinando de forma lúdica e prazerosa, que é uma vivencia imprescindível para tornar a criança critica participativa, cooperativa, solidária e criativa.

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Autor: Estela Mari Santos Simões


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