O Conceito De Técnica Do Corpo



A técnica do corpo é o uso que fazemos dele para atingir uma finalidade pré-estabelecida, seja, nadar, correr, andar, comer, etc. Quando usamos nosso corpo de maneira eficaz, isto é, conseguimos realizar aquilo que foi pensado de antemão, dizemos que o corpo nos serviu de um instrumento para atingir uma finalidade. Cabe dizer que a técnica do corpo, segundo Mauss, é tradicional e eficaz. Tradicional porque segue parâmetros estabelecidos culturalmente dentro de um grupo de indivíduos. Eficaz porque o objetivo proposto é alcançado.

A maneira como dormimos, comemos, emgeral, movimentos orporais, são apreendidas culturalmente por meio do ensino técnico. A criança ouve o pai dizer: "senta direito menino" "Vê se isso é maneira de comer, fecha a boca". São exemplos de como as técnicas do corpos são interiorizadas pelo sujeito. O corpo é um instrumento sobre o qual vivemos. O corpo é eminentemente o instrumento natural do ser humano.

Para entender as técnicas do corpo é preciso reconhecer que o corpo está condicionado á três forças externas. O social, o fisiológico, o psicológico. Não podemos estudá-lo tendo em conta apenas uma das perspectivas. Isso implicaria um reducionismo. Mauss, "os hábitos variam com as sociedades, as educações, as conveniências e as modas." Cada cultura instrumentaliza o corpo a seu modo. E as técnicas são difundidas pela educação. Só são transmitidas as técnicas eficazes.

As técnicas do corpo são formas que temos de se relacionar com nossos próprios corpos. Na medida em que as sociedades avançam no tempo, temos mudanças nas técnicas do corpo. Mudamos nosso jeito de nadar, correr, comer, falar. Em sociedades complexas cada vez mais exigimos mais de nossos corpos. Buscamos aperfeiçoar as técnicas por diversos meios a fim de obter um melhor resultado. Na modernidade chama-se de melhor resultado aquilo que fazemos velozmente. A palavra de ordem é velocidade. Entre dois homens que lavam carros na rua, preferimos aquele que consegue lavar um carro em menos tempo. Quando se trata de esportes profissionais a lógica é a mesma. Todos recordes olímpicos são quebrados de acordo com o "menor tempo".

Antes de aprendermos usar instrumentos materiais, como bicicletas, carros, aviões, temos necessariamente de aprender usar nosso corpo. Portanto, o corpo é a primeira coisa que um ser humano precisa aprender controlar. Cada sociedade vai fornecer suas próprias formas de controle. O tempo certo de comer, como usar as mãos no ato de ingerir alimentos.

Todas as técnicas do corpo são estruturadas, montadas, agrupadas, na consciência de cada indivíduo, e formam um sistema simbólico de ação e interpretação. São classificadas dentro de um sistema de ordem social, sendo, permitidas ou proibidas. As proibições aos movimentos corporais, quando um indivíduo encontra-se em meio público, varia de acordo com cada cultura. Os mulçumanos, por exemplo, possui pudor no rosto, e não nas pernas; enquanto os ocidentais o contrário.


Autor: Thiago Rodrigues Braga


Artigos Relacionados


A Morte Anunciada De Um Lóbulo

O Qual Quer?

A Incansável Metalingüística Humana

O Psiquismo Doente

O Corpo: A Centralidade Do Castigo E Da PuniÇÃo

"amar é Viver"

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe