As Cores Do Universo



O céu esteve azul durante um tempo. Tempo suficiente para lembrar-me que é hora de viver, de saltar para o alto e dar um grito ao vazio, de respirar a energia cósmica da galáxia de Andrômeda. Talvez, isso não passe de um exagero. Melhor assim. Antes uma grande ilusão que uma lucidez insípida.

Por um momento senti que tudo que havia neste mundo se aglutinava dentro de mim. Meu corpo tornou-se luz, a voz emudeceu, e o vento soprava aos quatro cantos do Universo. O que mais podi acontecer? Nada, diria os homens; tudo, diria os deuses. Entre o nada e o tudo minha alma foi sendo levada pelo som sereno de uma flauta. Voa-va, voa-va! Uma grande variedade de cores difundia-se pelo caminho. Vermelho com preto, vermelho com branco, branco com azul, azul com amarelo, amarelo com verde, e verde com vermelho. Cheguei a pensar: qual a quantidade de combinações possíveis para abarcar os diversos sentimentos humanos?

Isso é bem verdade. Nenhuma cor é feia quando combinada. São cores que escapam ao olhar humano. Seria preciso ser um deus para poder vê-las. Pois eu digo que se não podemos vê-las, ao menos podemos senti-las. E isso é o que há de mais instigante em nós seres humanos. Sentimos coisas das quais não podemos nem imaginar. Buscamos por nomes, de modo a poder entender de perto tais sensações ou sentimentos. Alguns por exemplo dizem AMOR, outros dizem ALEGRIA, outros RAIVA, LIBERDADE, TRANQUILIDADE, quantas e quantas mais. Mas, e se agora retiramos as palavras, os nomes, o que nos restaria?

O "Universo dos sentimentos" persistira assim como um cão persiste em arrancar um pouco de carinho a seu dono.

A busca é infinita. Somos todos eternos aprendizes, loucos por um breve momento de alegria. Somos como mágicos que se alimentam da própria invenção, da própria ilusão.


Autor: Thiago Rodrigues Braga


Artigos Relacionados


Verde-azul Verde-mar

Harmonia De Cores De Vestuário E Acessórios

O Significado Das Cores

A Dor Que Cura

Matas Verdes

Os Jardins Da Vida

Chocolate Terrier (yorkie Chocolate)