Plano de ensino legislação social e trabalhista



PLANO DE ENSINO

01. DADOS
Curso: ADMINISTRAÇÃO GERAL
Ano e período: 2012.1 Turma: ADM2NA
Disciplina: CIÊNCIA POLÍTICA
Carga Horária Total: 60 CH Teórica: 60 CH Prática: 60
Docente: . DRª. ROSÂNGELA LEMOS DA SILVA


HORÁRIO DE AULA

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

2º CIÊNCIA POLÍTICA
INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO

4º CIÊNCIA POLÍTICA
5º CIÊNCIA POLÍTICA

HORA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA


INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO


 

02. EMENTA DA DISCIPLINA:
Introdução conceitual; regimes políticos; relações sociedade civil/estado; poder público e privado; contato social; classes sociais e política; representação e participação política; ação coletiva e construção da ordem; movimentos sociais; política brasileira contemporânea.



03. OBJETIVO GERAL: 04. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 05. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Mediar o estudo de Ciência Política de forma interativa, buscando compreender a sua real importância desta no ato da teorização e praxidade aulística com eficácia no processo ensino-aprendizagem dos acadêmicos do Curso de Administração Geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPETÊNCIAS

Proporcionar aos acadêmicos do Curso de Administração geral o conhecimento da disciplina Ciência Política, enfatizando os conceitos, regimes políticos, relações dos indivíduos na sociedade civil e como parte do Estado, mediante uma relação de poder,pautada na pragmática coletiva dos movimentos sociais, mediante a política brasileira contemporânea como forma legal de isonomia e do exercício da cidadania.

 

 

 

 

 

 

 

 

• Informar aos acadêmicos sobre a disciplina Ciência Política.

• Mediar conhecimentos aulísticos sobre como trabalhar a disciplina Ciência Política conforme a introdução conceitual segundo autores.

• Levar a epistemologia sobre ciência política: regimes políticos.
• Enfatizar sobre relações entre a sociedade civil e o Estado, por meio do processo de leitura dialética.

• Utilizar procedimentos e instrumentos variados para o ensino sobre o poder público e privado..

• Intervir, com base nas informações sobre o contato social e suas respectivas classes ( sociais e políticas).


• Expositar sobre a representação e a participação política de cada indivíduo na sociedade atual.

• Enfatizar sobre as ações coletivas e a construção de ordem das pessoas em sociedade.

• Fornecer conhecimentos sobre os movimentos sociais, conforme política brasileira contemporânea.

• Avaliar o aprendizado dos acadêmicos da disciplina em destaque, como resultado curricular.

 

HABILIDADES

Identificar a disciplina Ciência Política ,em todo o contexto social de cidadania.

Descrever detalhadamente os conceitos, de acordo com os conteúdos aprendidos e ensinados no processo qualitativo.


Enfatizar a importância de se trabalhar as relações sociais civis e de estado.


Trabalhar os aspectos de Poder público e Privado.

Descrever a relevância das diferenças entre classes sociais e políticas de uma sociedade. UNIDADE I

1.1 Introdução a teoria geral do Estado

1.1.1 Conceito
1.1 2 Objeto
1.1.3 Método

1.2 Sociedade

1.2.1. Origem
1.2.2 Elementos característicos
1.2.3 Os tipos de sociedade
1.2.4 Sociedades políticas
1.2.5 Ordem social

1.3 O Estado, Conceito e Natureza

1.3.1 Origem e justificação
1.3.2 Fins e funções
1.3.3 Nascimento e extinção
1.3.4 Estado de Direito

1.4 O Território

1.4.1 O princípio da territorialidade
1.4.2 Limites territoriais

1.5 O Povo

1.5.1 Nação
1.5.2 Nacionais, binacionais e apátridas
1.5.3 Cidadania
1.5.4 Povo
1.5.5 Natureza Jurídica

1.6 O Poder

1.6.1 Origem
1.6.2 Poder Jurídico e Político
1.6.3 Soberania
1.6.4 A Legalidade e a Legitimidade
1.6.5 Poder constituinte
1.6.6 Natureza jurídica
1.6.7 Titularidade e exercício
1.6.8 Modalidades de Poder constituinte
1.6.9 Constituição
1.6.10 Mudanças: reforma e revolução


UNIDADE II

2.1 Classificação do Estado

2.1.1 Monocracia
2.1.2 Oligarquia
2.1.3 Democracia
2.1.3.1 Democracia direta
2.1.3.2 Democracia semidireta
2.1.3.3 Democracia representativa
2.1.4 Tirania
2.1.5 Ditadura

2.2 O Estado a partir das forças sociais

2.2.1 Sociedade de classes
2.2.2 Sociedade pluralista
2.2.3 sindicalismo e corporativismo

2.3 Estado liberal, Estado social e Estado totalitário

2.3.1 Estado liberal
2.3.1.1 Revolução Francesa
2.3.2 Estado Social
2.3.2.1 Revolução Russa
2.3.3 Estado Totalitário
2.3.3.1 Estado Fascista
2.3.3.2 Estado Nazista

2.4 Estados de poderes divididos

2.4.1 As três funções básicas do Estado
2.4.2 A essência da teoria da separação de poderes
2.4.3 Evolução da teoria
2.4.4.Função do controle
2.4.5 A Corte Constitucional: função política e jurídica

2.5 Principais sistemas de governo

2.5.1 Parlamentarismo
2.5.1.1 Origem’
2.5.1.2 Características
2.5.2 Presidencialismo
2.5.2.1 Origem
2.5.2.2 Características
2.5.2.3 Impeachment
2.5.3 Anarquismo

2.6 O Estado segundo sua organização econômica

2.6.1 Estado Marxista
2.6.2 Estado Neoliberal
2.6.3 Estado da social-democracia

2.7 Estado Unitário e Estado Federativo

2.7.1 Estado unitário
2.7.2 Desconcentraçào, descentralização e Estado federado
2.7.3 O organismo estatal
2.7.4 Autonomia dos Estados-membros
2.7.5 Autonomia dos municípios

UNIDADE III

3.1 Sistemas Eleitorais

3.1.1 Voto, eleição e mandato
3.1.2 Eleições majoritárias e eleições proporcionais
3.1.2.1 Voto majoritário
3.1.2.2 Voto proporcional
3.1.3 Voto distrital
3.1.4 Sistema Eleitoral misto

UNIDADE IV

4.1 Burocracia

4.1.1 Noções gerais
4.1.2 Burocracia e Política
4.1.3 Avaliação do papel de burocracia

UNIDADE V

5.1 Os grupos de pressão

5.1.1 Surgimento dos grupos de pressão
5.1.2 Grupos de interesse e grupos de pressão
5.1.3 Vantagens e desvantagens dos grupos de pressão
5.1.4 Grupos de pressão e partidos políticos
5.1.5 Da regulação jurídica dos grupos de pressão

UNIDADE VI

6.1 Os partidos políticos

6.1.1 Parte geral
6.1.2 Classificação
6.1.3 Partidos de quadros e massas
6.1.4 Sistemas de partidos
6.1.4.1 Bipartidarismo
6.1.4.2 Multipartidarismo
6.1.5 Sistemas de partidos e sistemas eleitorais
6.1.6 Os partidos políticos e o seu progressivo enquadramento pelo direito

6. 2 Liberdades públicas

6.2.1 Histórico
6.2.2 A Declaração Francesa
6.2.3 As Declarações Americanas
6.2.4 Evolução dos direitos individuais
6.2.5 Conteúdo da declaração universal dos direitos do Homem
6.2.6 Eficácia da declaração
6.2.7 As garantias constitucionais

6.3 O Estado na ordem jurídica internacional

6.3.1 A dupla personalidade do Estado: a interna e a externa
6.3.2 O primado da ordem jurídica estatal
6.3.3 O primado da ordem jurídica internacional
6.3.4 A teoria dualista
6.3.5 Organizações internacionais

UNIDADE VII

7.1 Globalização

7.1.1 união Européia
7.1.2 Nafta
7.1.3 Mercosul
7.1.4 Estado do futuro



06. BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASTOS, C.R., Curso de teoria do Estado e Ciência Política. Rio de Janeiro: Saraiva, 1999.

SADER, Emir (org.). Pós-neoliberalismo as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 25 ª Edição.São Paulo: Saraiva.

________. O que é participação política. 15ª reimpressão Coleção “Primeiros Passos”. São Paulo: Brasiliense, 2001.

BOBBIO, Norberto; MATEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política (2 volumes). Brasília: Editora UnB, 1993.

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros, 1998.

DIAS, Reinaldo. Ciência Política. São Paulo: Atlas, 2008.

KELSEN, Hans. Teoria Geral do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

REALE, Miguel. Teoria do Direito e do Estado. 5ª. ed. Revista. São Paulo: Saraiva, 2005.

WEFFORT, Francisco C. (organizador). 6a. edição. Os clássicos da política (dois volumes). São Paulo: Ática,

07. METODOLOGIA

Exposição
Trab. em Grupo
Debate
Discussão


SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO

Estudo de Caso
Seminário
Painel
Fórum
SIM 0 NÃO X
SIM X NÃO 0
SIM X NÃO
SIMX 0 NÃO
Outros (Especificar):
Projeto científicoX
Artigo científicoX


08. RECURSOS AUXILIARES

Computador
Data show
Slide
Retroprojetor
Quadro
Víd. Conferência
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM X0 NÃO
SIM 0 NÃO X

Vídeos
Álbuns seriados
Manequins
Ativ. Clínicas
Internet
Laboratório

SIM 0 NÃO x0
SIM 0 NÃO x0
SIM 0 NÃO x0
SIM 0 NÃO x0
SIM 0 NÃO x0
SIM 0 NÃO x0
Outros (Especificar):

LIVROS DIVERSOS; PESQUISA NA INTERNET E ORIENTAÇÃO PRESENCIAL PELA PROFESSORA.


09. RECURSOS HUMANOS
PROFESSORES E ALUNOS.


10. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação dialética; processual e individual sem consulta.


11. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Avaliação teórica: mediante conteúdos ministrados.

2. Avaliação prática : confecção de projetos, artigos e seminários práticos.


12. ASSINATURAS


Professor: _____________________________________________________ Drª Rosângela Lemos da Silva.

Coordenador do Curso: __________________________________

Data da entrega: ________/________/__________.

 

 

 


Autor: Rosãngela Lemos Da Silva


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