Jo: a luta contra a dopagem um desafio internacional
A luta contra a dopagem continua a ser as principais prioridades do Comitê Olímpico Internacional, comentou seu presidente, Jacques Rogge, na abertura desta centésima vinte-quatro sessão, em Londres.
Em relação a “doping”, os responsáveis do comitê da organização internacional pretendem aumentar o número de testes antes e depois dos jogos, medidas a serem tomadas durante e depois da competição, porque a investigação da Federação Internacional alerta o comitê organizador sobre este aumento de dopagem entre os atletas.
Este ano a Federação busca reforçar o controle e a cooperação com organizações como a Gambling Comissão em Grã-Bretanha, a Interpol e os comitês nacionais olímpicos.
Para atingir estes objetivos de controle, a boa governação é essencial para com as organizações desportivas. Bem como devem estar sujeitos a controles e leis estritas pelo respeito do espírito de competição internacionalmente.
Durante o discurso de abertura da sessão, uma verdadeira reunião do COI, o sucessor de Juan Antonio Samaranch, tem saúdado os preparativos dos Jogos em Londres que elogiou ser o maior palco de participação das olimpíadas deste século.
O COI revelou o número importante de atletas do sexo feminino. Boxe e algumas provas de ciclismo foram abertas para as mulheres em Londres, explicou o Sr. Rogge, lembrando que vários países enviaram mulheres em Grã-Bretanha, incluindo Arábia Saudita, Qatar e Brunei, os quais não tinham feito em Pequim.
A fim de combater este "flagelo", a Federação marroquina, por exemplo, alertou sobre a dopagem das atletas, promovindo uma companha de sinsibilização e sobre os perigos da proliferação que ameaça o futuro de muitos corredores. Mas parece que tudo foi em vão, resultado do atletismo marroquino que perdeu 3 de suas estrelas algumas semanas antes dos Jogos Olímpicos.
São afastados por causa de uma dopagem, trata de Hanan Ouhadou, desclassificada de 3 mil metros obstáculos, Abderrahaim vencedor do campeonato mundial no ano passado, em Estados Unidos 2011 e El Goumri, campeão do-Maratona de Nova York 2007 e 2008, e Yahya Barah, campeão de salto em distância.
Apesar deste desafio, a chama olímpica se prepara para uma entrada espetacular, sexta-feira, na capital britânica, de helicóptero para a Torre de Londres, onde começará a última etapa de sua viagem em direção do estádio Olímpico. Depois de 12.800 km de peregrinação até Reino Unido.
Lahcen EL MOUTAQI
Pesquisador Universitário
Autor: Lahcen El Moutaqi
Artigos Relacionados
A Legislação Internacional E Nacional Antidoping Que Regula Os Atletas Profissionais Brasileiros
Rio 20!6: A Vitória Da Interculturalidade
Acender Ou Apagar A Tocha?
Como As Olimpíadas Influenciam A Economia Na China
Maurren Maggi: Dificuldades Podem Nos Tornar CampeÕes
Olimpíadas 2012: Principais Seleções De Basquetebol Masculino Candidatas à Vitória
Torcedor Não Importa Para Fpf