Interdisciplinaridade e contextualização no ensino de geometria: o número de ouro e a divina proporção



Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a interdisciplinaridade e a contextualização no ensino da Geometria, questionando como se dá o elo entre a matemática e as diversas áreas do conhecimento, utilizando como base o estudo de medidas e proporções encontradas tanto nas artes produzidas pelo homem quanto na própria natureza. Dentro do processo de aprendizagem, o estudo do número de ouro e da divina proporção pode tornar as aulas mais prazerosas, atrativas, dinâmicas, contextualizadas e interdisciplinares, auxiliando na significação do ensino da Matemática. A pesquisa desse trabalho justifica-se dada a importância do ensino da matemática contemplar competências básicas na formação integral do aluno, na capacidade de contextualização e de enraizamento dos conteúdos estudados considerando a realidade imediata por meio dos universos de significações (PCN 2000). Dessa maneira, a expectativa é que esta pesquisa possibilite uma reflexão sobre a importância na observação das várias maneiras que a matemática se apresenta na vida do homem. O trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica.

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Autor: Maria José Luan Do Nascimentro


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