Igreja Santo Estanislau



O monumento histórico intitulado como Igreja de Santo Estanislau, fica localizado no alto de uma montanha com 1004 metros de altitude, onde encontra-se o Bairro chamado Alto Paraguaçu, que fica a 7 Km do centro da Cidade de Itaiópolis – SC, sendo um ponto turístico muito apreciado por visitantes, pela sua bela arquitetura e por ser a maior Igreja da América Latina construída por imigrantes poloneses por volta de 1920, sendo seu principal idealizador o Padre João Kominek.

Sua estrutura tem como característica o estilo neo-gótico, estilo visível nas grandes portas de madeira do templo, na frontal e nas laterais, sendo a sua construção no formato de uma cruz, sendo uma nave entrecortada por duas capelas e a capela-mor. Seu telhado muito inclinado era coberto por telhas francesas, mas devido a fortes tempestades foi substituído por uma cobertura de zinco.

Na entrada principal localiza-se uma torre única dominando a volumetria e medindo aproximadamente 61 metros de altura, onde estão fixados o relógio, os sinos e na parte externa a águia branca que é símbolo dos poloneses.

O monumento foi construído utilizando-se de materiais existentes na época, que denominavam-se: tijolos maciços, argamassa feita com cal artesanalmente em forno próprio, onde das minas retiravam-se as pedras que eram reduzidas a pó por cremação e madeira.

Supõem-se através de pesquisas em livros tombo da época, que a base de sua estrutura tem aproximadamente 8 metros de profundidade, base esta feita de pedras extraídas manualmente de morros próximos e transportados em carroças.

A pintura interna é rica em cores e detalhes. Nas bases das paredes laterais até a abóboda as variações de cores e desenhos complementam a beleza expressa na parte interna da igreja.

Os bancos, o púlpito, o coro e a escada em caracol que lhe dá acesso são de madeira de imbuia maciça e entalhadas com motivos primorosos. Possui também quadros com pinturas de época retratando as estações da crucificação de Cristo, com molduras entalhadas em madeira. O Altar e a Pia Batismal são revestidos de mármore. Há ainda um antigo órgão de pedal que está em pleno funcionamento.

Os Santos em seus altares contribuem para a decoração do templo. O Altar central foi colocado em 1952, e os altares laterais de madeira de imbuia são relíquias pertencentes a antiga Capela, nos quais está registrado o nome de dois artistas que realizaram as pinturas em 1904.

Os vitrais são ricos em cores e detalhes e apresentam características das Igrejas Medievais.

Santo Estanislau foi um Bispo e Mártir nascido na Polônia que lutou contra a corrupção e o despotismo. E até hoje é venerado na cultura polonesa.

Comemora-se o dia do Padroeiro na data de 08 de maio.

A Igreja Santo Estanislau é um patrimônio cultural dos mais importantes bens públicos de Itaiópolis e representativo da colonização polonesa na América Latina.

Está atualmente lutando por um projeto de restauração do edifício e da pintura interna. Em suas dependências realizam-se missas e celebrações nos finais de semana, como também várias apresentações como corais, sendo estas sempre de cunho religioso. Durante todo o ano recebe a visita de turistas, inclusive no acesso a torre, principalmente quando acontece a grande Festa de Maio em honra a Santo Estanislau, que já recebeu na comemoração do Centenário da Paróquia, a visita de mais de dez mil pessoas.

Enfim, é um monumento de tal grandiosidade que só poderá ser sentido totalmente, em todos os aspectos quando visitado pessoalmente.


Autor: Marilia Kostecki


Artigos Relacionados


Beethoven

Educação Física Escolar

Da Poética Libertadora

Pasma Imaginação

Poluição Atmosférica

País De Duas Faces

A Química Das Emoções