A atuação do coordenador pedagógico junto ao aluno, a família e a comunidade.



Angelita Rosa de Oliveira Santos 1
Baltazar Profeta Guimarães 2

RESUMO

O objetivo desse artigo é de realizar uma análise da atuação do coordenador pedagógico junto ao aluno, a família e a comunidade. Acredita-se que, através dessa atuação, o coordenador pedagógico tem a oportunidade de instigar, desafiar o coletivo da escola para o compromisso com a efetivação na construção da proposta pedagógica, bem como, selecionar recursos pedagógicos e metodológicos que assegurem a aprendizagem dos alunos definindo assim a melhor forma e, método de recuperação da aprendizagem para os alunos com maior dificuldade. Dessa forma contribuirá de maneira efetiva nas reuniões de planejamento e estudos e também promovendo e/ou colaborando nas atividades de articulações da Escola com as famílias e a comunidade. Tendo em vista que, torna-se imprescindível a presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da fundamental importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção. Se o coordenador pedagógico identifica a dificuldade do docente na ação do ensino-aprendizagem, ele pode atuar como transformador dessa realidade em uma educação de qualidade, servindo como elo entre professor e o aluno.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico, Aluno, Família e Comunidade.

Download do artigo
Autor: Angelita Rosa


Artigos Relacionados


A Construção Do Projeto Político-pedagógico

Escola X Família No Contexto Escolar

A NecessÁria Parceria Entre A Escola E A FamÍlia

Os Problemas De Aprendizagem E A Baixa Autoestima Do Aluno

As Mídias Interativas E O Atual Paradigma Pedagógico Nacional

O Coletivo Escolar E Responsabilidade Da Educação: Da Escola, Da Família Ou Ambos?

A Interdisciplinaridade Como Um Movimento Articulador No Processo Ensino-aprendizagem