Sem Um Logotipo?



Sem um logotipo?

Uma pequena queda nas vendas e uma redução de caixa faz com que empresários acabem deixando de investir no desenho de um logotipo e outros materiais promocionais. Infelizmente alguns ainda decidem executar por conta própria suas peças promocionais ao invés de confiar esta tarefa a um profissional capacitado.

Vários tomam esta decisão para cortar gastos. Neste momento vale tudo: o cunhado que tem um computador, ou até mesmo um logotipo pré-desenvolvido em um software. Infelizmente atitudes como estas contribuem para o efeito inverso e ao invés de ter em mãos um material que seja profissional e que foi todo baseado em critérios sólidos, tudo que se tem é apenas uma cópia de uma cópia. E a coisa que  você menos quer é que seu negócio se pareça com uma cópia de uma cópia.

Veja abaixo os principais motivos pelos quais um logotipo amador pode colaborar para a sabotagem do seu negócio:

O seu negócio não parecerá estável
Seus possíveis clientes não se sentirão confiantes em fazer negócios com você. Você faria negócio com alguém cuja apresentação parece precária. Você faria negócios com uma empresa que parece como se suas portas não estivessem mais abertas quando o projeto terminasse?

O seu negócio parecerá menor do que realmente é
Empresas de grande porte e profissionais nunca estão dispostas a fazer negócio com outras empresas que não se pareçam originais em suas apresentações. Lembre-se, não é o porte da sua empresa que interessa mas sim, como ela se apresenta e a qualidade dos seus serviços. Ter apenas alguns templates de Microsoft para apresentar como material de marketing pode não produzir o impacto esperado.

Você soará menos polido
Não ter uma aparência agradável, parecerá que o seu negócio não interessa muito a você. Isso pode refletir de forma negativa para seus clientes que imaginarão que tipo de serviços você estará apto a prestar para eles.

Você parecerá sem foco
Anti-profissional. É assim que alguns clientes poderão perceber você. Sem um material de marketing coordenado, seu negócio parecerá confuso. Se você tem um cartão de visitas com um visual e um website com outro, que tipo de impressão você estará vendendo para seus clientes. Este é o tipo de situação que cause uma crise de identidade não só para grandes mas também para pequenas empresas. Todo o seu material de apresentação precisa parecer único, possuir uma unidade e estar em perfeita harmonia.

maioria dos negócios costuma falhar nos primeiros anos. Uma das principais causas apontadas pelos experts é um marketing sem eficácia. Se seus materiais de marketing não estão no mesmo patamar que seus concorrentes, suas vendas irão sofrer baixas.

Quando você inicia um negócio, precisa criar a rota mais rápida para o sucesso. Um logo contribui para criar esta aptidão para o sucesso. Ajuda a aumentar a sua visibilidade, credibilidade e memorização.

Então ao invés de proteger seu caixa contra investimentos, não apostando na renovação do seu visual, você deveria fazer exatamente o contrário. É uma interessante forma de fazer o seu negócio decolar ao invés de ficar cada vez mais tímido e sem impacto no mercado.

Da próxima vez que você pensar em cortar custos e não investir em um logo que pode alavancar seu sucesso, considere o retorno, considere as vantagens. E finalmente...como você se atreve ver o seu negócio perder espaço para seus concorrentes?


Eduardo Pereira é o Diretor de Criação
e Gerente de Projetos na Logotipos Brasil
www.logotiposbrasil.com.br


Autor: eduardo pereira


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