Marketing viral usado pelas empresas



O Marketing viral pode ser usado para levar uma imagem positiva da empresa no mercado. Muitas vezes um vídeo nos diverte e sentimos vontade de passar adiante a informação, porém, nem sempre somos lembrados que o marketing viral pode ser uma grande arma de divulgação para um portfólio, ou mesmo para a própria empresa se usada de maneira coerente.

Quando falamos de marketing viral é importante reforçar que não apenas pode levar uma imagem positiva da empresa, mas também pode afundar uma empresa. Informações positivas de uma marca correm sem o menor esforço pelas redes sociais, são informações camufladas através de uma mensagem naturalmente divertida e interessante, porém uma informação ruim pode correr muito mais, pois, na informação positiva o usuário divulga sem a menor intenção, mas, quando se trata de uma insatisfação, o usuário divulga com total interesse em prejudicar a imagem da empresa, e é aí que mora o perigo.

Na década passada, a troca de e-mails era constante, e era praticamente o único meio de comunicação viral. Esses e-mails convidavam aos leitores a experimentarem determinado serviço e repassarem o e-mail para seus amigos, e e-mails iam circulando pela internet divulgando empresas sem o menor esforço por parte delas, porém com o aumento de spans de e-mails, criou-se uma forma mais criativa e ainda mais poderosa de marketing viral, as redes sociais. Essas sim são fontes inesgotáveis de divulgações e muito mais atrativas.

Há pessoas (consumidores finais) que passam o dia em redes sociais como
Facebook, Orkut, Twitter, mesmo no trabalho, muitas empresas até gostam que seus funcionários trabalhem usando as redes sociais.

Mas, porque Marketing Viral? O nome já diz tudo, porque se espalha como um vírus, uma epidemia, pode ser passada em minutos para centenas de pessoas. Uma empresa pode simplesmente oferecer um produto e se sua propaganda atingir parte de um determinado público, a mesma pode ser divulgada naturalmente, sem a necessidade de criar uma certa polêmica para atrair internautas, porém em alguns segmentos de alta concorrência, como por exemplo uma empresa que trabalhe com venda de passagem aérea, tem uma dificuldade maior de se propagar um “vírus”, pois os conteúdos entre os concorrentes do segmento não mudam muito, não tem um diferencial considerável de uma empresa a outra que possa apresentar-se como conteúdo muito atrativo em relação ao concorrente, nesses casos, precisa que uma empresa ou profissional especializado em  SEO Otimização de Sites, faça um trabalho diferenciado para destaque dessa empresa entre as demais concorrentes, pois é importante reforçar que o mesmo marketing viral que traz positividade para uma empresa, também pode derrubá-la.

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


0 Buzz Marketing X Marketing Viral

Ferramentas Publicitárias: O Marketing Viral

0 Buzz Marketing X Marketing Viral

A Marca E O Marketing Emocional – Um Caso Real

O Mundo Sem O Marketing Digital

O Que é Marketing Digital?

Marketing Viral