O que é normal e patológico na linguagem escrita
O que é normal e patológico na linguagem escrita
O professor analisa o que é certo ou errado, mais deve saber ajudar a criança a construir o texto, não basta simplesmente corrigir. É interessante conhecer que não existe um certo, um falar correto, existe sim um parâmetro, uma norma. O aluno representa o seu mundo, a sua verdade, não o mundo do professor. A criança ainda não conhece todas as técnicas da escrita, o importante é que ela saiba o que esta escrevendo e quando usar. No primeiro momento devemos permitir que a criança pense e escreva sem ficar corrigindo as vírgulas e os pontos, para que ela não perca sua ideia na hora de escrever.
O aluno tem que conhecer a importância de cada gênero textual para o meio social, e saber usar na linguagem do dia-a-dia. O professor tem que dominar o uso da linguagem e da escrita para ser um bom mediador, orientador, pois é ele que vai dar uma pista, um desafio maior para o aluno, se não fizer esse trabalho a criança para de evoluir e de representar.
Autor: Clodoaldo Moreira
Artigos Relacionados
LiÇÃo De Vida
Sucesso, Fracasso E Leitura Escrita.
Leitura E Sua Importância
Como é Possível Avaliar Os “erros” De Escrita Das Crianças No Processo De Alfabetização?
Trabalho Com Gêneros Textuais
Aprendizado Da Língua Escrita E Desenvolvimento Do Pensamento Da Criança
Como Deve Ser Trabalhada A Leitura E A Produção Escrita Na Escola?